Cultura 30.10.2024 14H26
Em novembro o Circuito volta atenções para os mais jovens com masterclasses e um concerto
O cartaz do Serviço Educativo Braga Media Arts para o penúltimo mês do ano foi apresentado esta quarta-feira.
O Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts anunciou, esta quarta-feira, o cartaz para novembro, com atividades que envolvem o gnration, o Theatro Circo e outros espaços da cidade. Entre os destaques estão um concerto, masterclasses e programação para os mais jovens.
A programação arranca já no sábado, dia 2, pelas 18h00, no gnration, com a apresentação da Orquestra de Dispositivos Eletrónicos, dirigida por Rui Souza, que explora as potencialidades dos dispositivos eletrónicos num local de encontro e partilha. Na semana seguinte, a 9 de novembro, às 10h00, crianças a partir dos três anos podem participar do workshop ‘Música para crianças: Brincadeiras digitais’. Esta oficina dá continuidade à atividade ‘Música para Crianças: Brincadeiras Analógicas’, que decorreu em outubro.
No mesmo dia, também no espaço bracarense, Matthias Puech orienta o ‘BMA lab: Inventar música, compor instrumentos’, em que propõe aos participantes analisar como a estética musical e o design técnico se influenciam, mutuamente, no contexto da música experimental e eletroacústica.
Entre os dias 12 e 14, também no gnration, decorre os ‘WE! Workshops de Experimentação: O som dos espaços’, que incentiva o público escolar e pessoas com necessidades específicas a explorarem a relação entre o som e o espaço através da escuta ativa. Já a 23 de novembro, a programação passa para o Theatro Circo, que recebe uma sessão de cinema infantojuvenil com uma seleção de curtas-metragens, realizada pela Confederação - Coletivo de Investigação Teatral, denominada ‘O Sr. George não tem nada a ver com isto’.
Para fechar o mês, no dia 30, duas atividades encerram a programação do Serviço Educativo. Pelas 10h30, no gnration, a artista multimédia Leah Singer e o guitarrista e compositor Lee Ranaldo orientam uma masterclass. Mais tarde, a partir das 15h00, Marta Moreira e Pedro Sousa guiam os participantes por uma exploração por Maximinos na apresentação do AcustiCidade, a partir de um trabalho de recolha e investigação junto dos lugares vizinhos de Maximinos, Sé e Cividade.
A programação completa pode ser encontrada no site oficial.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Vanessa Batista