Concurso nacional de acesso. UMinho aumenta número de vagas

Depois de três anos sem sofrer alterações, a quantidade de vagas disponibilizadas pela Universidade do Minho para o concurso nacional de acesso ao Ensino Superior subiu. De acordo com os dados da Direção-Geral do Ensino Superior referentes ao próximo ano letivo, conhecidos este sábado, o número total é 2.928, mais 13 do que em 2020/2021.
O aumento de vagas verifica-se em seis cursos. O maior crescimento acontece em Engenharia e Gestão Industrial, de 55 para 68. Seguem-se História (mais oito), Matemática (mais três), Ciências da Computação e Educação – pós laboral (mais dois) e Estatística Aplicada (mais uma).
No que diz respeito à diminuição da oferta formativa, a quebra mais acentuada é em Proteção Civil e Gestão do Território, que passa de 30 para 22 vagas. Química perde três, Biologia Aplicada e Educação duas e Biologia e Geologia uma.
Uma das novidades para este ano é o facto da licenciatura em Contabilidade passar do regime noturno para diurno, ainda que isso não se reflita no número de vagas, já que se mantém em 35. Outro fator a ter em conta prende-se com o fim dos mestrados integrados na área das engenharias e em psicologia. Nesse aspeto, a única alteração é a designação do curso de Engenharia Química e Biológica (antes era apenas Engenharia Biológica).
Em termos gerais, os cursos que apresentam maior oferta formativa são os de Engenharia Informática, com 170, Engenharia e Sistemas de Informação, com 140, Medicina, com 120, e Direito, com 110. No vértice contrário estão as licenciaturas em Direito (regime pós-laboral), com 15, e em Arqueologia, Estudos Culturais e Geologia, com 20.
UMinho mantém-se como a quinta instituição de Ensino Superior com mais vagas
O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior disponibiliza 52.242 vagas na primeira fase. A Universidade de Lisboa é a que apresenta maior número, 7.304. A Universidade do Minho surge ainda atrás da do Porto (4.406) e da de Coimbra (3.296) e do Politécnico do Porto (3.032).
O prazo de candidatura respeitante à primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior público decorre entre 6 e 20 de agosto.
