Regional 19.10.2021 07H00
ConfMinho defende mesmo fuso horário para Portugal e Espanha
Essa medida iria "melhorar a competitividade das empresas", de acordo com Luís Ceia.
O repto foi lançado esta segunda-feira no Altice Forum Braga, aproveitando as presenças do Presidente da República, da ministra da Coesão Territorial e de governantes da comunidade autónoma da Galiza, entre outras personalidades. O presidente da Confederação Empresarial da Região do Minho (ConfMinho) propõe que Portugal e Espanha igualem o fuso horário.
Durante o evento ‘Fundos Europeus: O Minho e a Galiza’, Luís Ceia argumentou que, se “se trabalhasse debaixo da mesma zona horária, tanto de um lado como do outro da fronteira", isso iria “melhorar a competitividade das empresas”. “Por que não termos a mesma zona horária que tem Espanha?”, questiona.
A conferência ficou marcada, entre outros assuntos, pela assinatura de um protocolo de cooperação entre a ConfMinho e a Confederação de Empresários da Galiza. Sem abordar o desafio lançado por Luís Ceia, o Presidente da República enaltece que a ConfMinho, constituída este ano, é “um exemplo daquilo que deve ser e que normalmente não acontece em Portugal”.
“Normalmente não nos associamos nem nos federamos ou confederamos, dividimo-nos. Normalmente não nos institucionalizamos, pessoalizamos as questões. Aqui unimo-nos, confederamo-nos, através de associações empresariais cheias de história. A união faz a força e a divisão causa a fraqueza”, refere Marcelo Rebelo de Sousa.