ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: CMCG
Catarina Martins

Cultura 13.05.2022 20H55

Conservatório de Braga recebe concerto 'Cantares do Minho – quatro suites para trio de guitarras'

Escrito por Catarina Martins
O concerto está agendado para este sábado, às 21h15, no Conservatório De Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Declarações de Litó Godinho, diretor artístico.

false / 0:00

O Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga recebe a estreia do concerto ‘Cantares do Minho – quatro suites para trio de guitarras’ este sábado, às 21h15. Cantares do Minho é uma obra que articula 21 melodias tradicionais na região de Braga e concelhos circundantes.


No âmbito do projeto intitulado ‘Raízes Populares com Erudição’, promovido pelo município de Braga e com organização da Guit'Ars, o Bracara Augusta Guitar Trio vai interpretar as obras do compositor Fernando Lapa.


Trata-se um projeto "pioneiro e inovador" para Litó Godinho, diretor artístico, que cruza a música popular e a música erudita. 


Segundo o responsável, cada uma das quatro suites tem a duração de cerca de 60 minutos e reúne várias melodias tradicionais com diferentes temas. Na primeira, articulam-se canções de trabalho, na segunda, modas do S. João, na terceira melodias de caráter religioso e na quarta danças e cantigas de romaria.


O projeto engloba outros momentos até 2023, nomeadamente, a criação de obras para trio de guitarras compostas por Fernando Lapa, a sua edição pela AVA Musical Editions, a realização de mais um concerto, em 2023, e gravação de um CD pelo Bracara Augusta Guitar Trio.

Deixa-nos uma mensagem