ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Regional 24.05.2021 17H21

Convívio de estudantes da UMinho alarma comunidade académica

Escrito por Vanessa Batista
Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência da UMinho endereçou hoje, a todos os membros da comunidade académica, um apelo à responsabilidade social, de modo a “manter a universidade aberta”.

A Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência da Universidade do Minho endereçou, esta manhã, um comunicado a toda a comunidade académica, em que declara ter conhecimento de “um conjunto de casos positivos relacionados com um convívio” que envolveu “dezenas de estudantes fora dos espaços da academia minhota”.


No e-mail, assinado pelo presidente da Comissão, Paulo Cruz, a academia minhota apela a que os estudantes continuem a cumprir "as normas e recomendações de proteção contra a covid-19, em particular fora do contexto letivo, onde o risco de contágio é superior se não forem adotadas as medidas de proteção nos contactos sociais".

No comunicado pode ler-se que "este ainda não é tempo para promover convívios que possam colocar em risco a saúde de todos". Além disso, estes comportamentos podem colocar em causa a continuação das atividades letivas presenciais e levar ao encerramento, uma vez mais, da universidade.


"Queremos manter a universidade aberta, porque queremos manter as atividades letivas em regime presencial, porque queremos garantir o conforto de todos, e porque queremos salvaguardar a saúde dos nossos estudantes, dos nossos professores, dos nossos investigadores, dos nossos trabalhadores e das famílias de cada um de nós", escreve o presidente da Comissão. 



Braga regista, em média, 20 casos diários de covid-19


O presidente do Município de Braga diz estar "preocupado" com a evolução da pandemia no concelho. De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, a cidade dos arcebispos tem registado um aumento do número de casos, principalmente, na faixa etária dos 16 aos 30 anos.


Na passada sexta-feira, Braga contabilizava 90 casos por 100 mil habitantes, ou seja, já na próxima semana pode entrar em situação de alerta caso alcance os 120 casos por 100 mil habitantes. Caso a pandemia venha a agravar-se, podem vir a existir retrocessos, nomeadamente, no que diz respeito à alteração dos horários de fecho dos estabelecimentos.


Aos jornalistas, à margem da inauguração do Espaço do Cidadão da União de freguesias de Arentim e Cunha, esta segunda-feira, Ricardo Rio apelou à sensibilização de todos os bracarenses, sobretudo, os mais jovens. O autarca abordou o caso da UMinho, mas sublinhou que "não é apenas o público universitário" o responsável pelo aumento de casos. Contudo, confessa que deseja, de uma forma genérica, que seja possível controlar a evolução da pandemia e continuar a avançar no processo de desconfinamento. "Temos de ser responsáveis", declara. 



"Não é um momento de festa é um momento institucional". Declarações de Ricardo Rio em relação à receção do SC Braga na Câmara Municipal de Braga.


Para o edil da cidade dos arcebispos, era impossível conter os festejos da terceira Taça de Portugal conquistada pelo SC Braga, este domingo, frente ao Benfica. No entanto, Ricardo Rio frisa que ainda assim as celebrações acabaram por ser "uma realidade bastante contida". 


Esta tarde, a receção à equipa acontece com restrições à população.

Deixa-nos uma mensagem