ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Vanessa Batista

Cultura 29.04.2021 16H29

"Corpo em movimento" é ferramenta de aprendizagem e educação

Escrito por Vanessa Batista
Projeto CALL do Município de Braga vai proporcionar, por ano, duas residências artísticas de longa duração.

O Município de Braga apresentou, esta quinta-feira em formato vídeo na sua página de Facebook, os resultados do projeto CALL 2019/2020. A iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Dança.


A iniciativa decorreu semanalmente com uma turma do 3º ano e outra do 1º, na EB 1 do Carandá do Agrupamento de Escolas André Soares. Tratou-se de uma residência de criação transdisciplinar que funcionaram em regime de laboratório. As ações foram orientadas por artistas convidados da equipa Arte Total com o intuito de propor e gerar novos modelos de atuação e de pesquisa na educação artística.


O projeto CALL visou o desenvolvimento da criatividade artística na escola, sendo que única metodologia usada foi "o corpo em movimento" como ferramenta de aprendizagem e educação.


Com este projeto foi possível criar um arquivo contemporâneo de imagens e de reflexão sobre as práticas e pesquisas artísticas em educação. As atividades intentaram destabilizar rotinas e constrangimentos através da criação de questionamentos, reflexões e discussão das práticas de terreno e da própria investigação em arte.


Por ano, estão previstas duas residências de longa duração com dois artistas convidados em cada turma.


Pelas 18h00, esta quinta-feira, será apresentado o espetáculo “Dançar sobre a Cidade”, também em formato digital. O vídeo irá conjugar a dança com locais emblemáticos da cidade dos arcebispos e as palavras da poetisa Ondina Braga.


O dia termina com o "Espetáculo Leiria", da Companhia Nova Galega de Danza, às 21h, no Espaço Vita. A entrada é livre mediante levantamento de bilhete com sujeição à lotação da sala. Trata-se de uma proposta que visa aproximar a cultura galega, neste ano em que a cidade bimilenar assume o título de Capital de Cultura do Eixo Atlântico.   

Deixa-nos uma mensagem