ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Pedro Manuel Magalhães/RUM
Pedro Magalhães

Regional 06.04.2021 17H47

Cruz Vermelha de Guimarães aposta na melhoria da literacia digital dos idosos

Escrito por Pedro Magalhães
Projeto "Comunidade Criativa de Inclusão Digital" tem o objetivo de desenvolver as competências digitais dos mais idosos e de captar mais jovens do concelho para o voluntariado.
Declarações de Armando Guimarães e Domingos Bragança

false / 0:00

A Cruz Vermelha de Guimarães apresentou esta tarde o seu mais recente projeto "Comunidade Criativa de Inclusão Digital", cujo objetivo passa por desenvolver as competências digitais dos mais idosos e captar mais jovens do concelho para o voluntariado.


O projeto resulta de uma candidatura ao programa comunitário do Portugal Inovação Social, do Portugal 2020, aprovada no valor de 445 mil euros, parte do qual serviu para a aquisição de uma viatura, batizada com o nome "Sala de aula sobre rodas".


A viatura, equipada com seis postos informáticos, vai percorrer as freguesias do concelho para, em conjunto com jovens voluntários, sinalizar os idosos mais vulneráveis do território.


"O objetivo é promover a participação cívica e ativa dos mais jovens e desafiá-los para a dinamização de sessões de inclusão digital para pessoas com baixos índices de literacia digital, com um foco intergeracional com idosos que estão em risco de isolamento ou solidão", disse esta tarde, na apresentação do projeto, Armando Guimarães, presidente do organismo solidário local.


Além das competências digitais, o projeto itinerante pretende fazer "um diagnóstico aprofundado de outras vulnerabilidades sociais" dos idosos, "com base numa relação permanente, de acompanhamento diário", referiu ainda Armando Guimarães, assinalando que o projeto tem um prazo de 3 anos e pretende envolver 240 jovens voluntários e chegar até 600 idosos. 


Do orçamento de 445 mil euros da candidatura final, 134 mil resultam do financiamento da Câmara Municipal, investidor social do projeto. Na apresentação desta tarde, o autarca Domingos Bragança destacou que a iniciativa "tem em conta a mobilização dos jovens para o voluntariado", referindo que o projeto quer "quebrar o isolamento dos mais idosos" através de "meios criativos".

Deixa-nos uma mensagem