ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Opus Fun
Liliana Oliveira

Cultura 14.09.2020 18H22

Curta de antigos alunos de Música da UMinho estreia esta quarta-feira

Escrito por Liliana Oliveira
"MAISDOMESMO" estreia esta quarta-feira, às 21h30, no Facebook do Município de Braga. Foi um dos projectos seleccionados no âmbito do ACTUM.
Miguel Teixeira, responsável pelo grupo Opus Fun

false / 0:00

“MAISDOMESMO” é o nome da curta-metragem da autoria de quatro antigos estudantes de Música da UMinho, que estreia esta esta quarta-feira no Facebook do Município de Braga.

O projecto da Opus Fun, que conta com argumento, produção, edição e banda sonora originais, foi um dos 43 seleccionados pela autarquia a propósito do ACTUM – Convocatória Aberta de Projetos Artísticos 2020, um programa de apoio à criação e fruição artística promovido pela Câmara de Braga que visa apoiar criadores e artistas bracarenses nas áreas da música, artes performativas e artes plásticas e visuais.


Miguel Teixeira, flautista, Diana Silva e Beatriz Martinho, percussionistas, e o guitarrista Renato Duarte juntaram-se há pouco mais de dois anos para dar vida ao Opus Fun, um pgrupo que através de música e cruzamento de artes, apresenta-se quer num registo performativo quer em contexto de serviço educativo.


A eles associaram-se agora dois actores: Gaspar Monteiro e Diogo Ferreira. Estava assim reunida a equipa para a produção da curta-metragem "MAISDOMESMO".

A história foca-se numa conversa entre um adulto, interpretado por Diogo Ferreira, que viveu a pandemia, e uma criança, a quem dá vida Gaspar Monteiro de sete anos, que não faz ideia do que é conviver com este surto e que coloca questões que desencadeiam memórias e emoções.


A curta aborda "19 problemas que já existiam e foram agravados pela crise pandémica", como "o esquecimento do sector cultural, o facto do sistema de saúde não estar pronto para receber tanta gente ou das pessoas não estarem preparadas para aulas em casa".


O apoio do Município de Braga é de 500 euros. Embora reconheceça que "é relativamente curto", Miguel Teixeira saúda a iniciativa municipal. "Alguém está atento e sabe que é necessário apoiar os artistas e um sector que está frágil", acrescentou.


Depois de estrear nas redes sociais do Município de Braga, esta quarta-feira, às 21h30, a curta-metragem vai ser traduzida para inglês, embora ainda não esteja definida a data de estreia da versão internacional. 

Deixa-nos uma mensagem