ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Miguel Dias / RUM
Vanessa Batista

Academia 25.11.2021 15H06

Dádivas de Sangue. 90% dos voluntários são novos dadores

Escrito por Vanessa Batista
380 "Heróis de Capa Negra" quiseram doar vida ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação. Durante os três dias da iniciativa da AAUMinho foram conseguidas 292 doações de sangue. Dois alunos iniciaram o processo para doadores de medula óssea.
Mariana Monteiro, vice-presidente do Departamento Social da AAUMinho, faz um balanço da iniciativa aos microfones da RUM.

false / 0:00

As Dádivas de Sangue continuam a ser o momento perfeito para os mais jovens iniciarem a sua atividade como dadores de "vida". A iniciativa da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho) em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), contou com a participação de 380 alunos, o que resultou em 292 doações, uma vez que alguns dos voluntários não cumpriam todas os requisitos necessários.


De acordo com a vice-presidente do Departamento Social da AAUMinho, mais de 90% dos participantes são novos dadores. Resultados "positivos" que, nas palavras de Mariana Monteiro, orgulham a academia minhota.


Terça-feira, no campus de Gualtar, foi o dia mais participado da iniciativa que desafiou os “Heróis de capa Negra”. Foram 180 os estudantes que disseram presente, tendo resultado 105 doações. Nos três dias da atividade solidária, dois alunos da UMinho iniciaram o processo de dadores de medula óssea.


A responsável acredita que a UMinho poderá, com estes resultados, regressar aos rankings de instituições de ensino superior com mais dadores inscritos que liderou até 2016.

Deixa-nos uma mensagem