Cultura 29.09.2024 10H56
Espetáculo sobre o limite "do que pode, ou não" passa pelo Theatro Circo
‘Blackface’ mistura uma conferência musical, entre o stand up e a fantasia, entre a sátira e o teatro físico. Espetáculo pode ser visto na quinta-feira, 3 de outubro, em Braga.
Criado a partir da compilação de experiências autobiográficas, testemunhos e registos, o espetáculo ‘Blackface’ debate os limites do que pode, ou não, ser representado num palco. A peça vai subir ao palco do Theatro Circo, a 3 de outubro, quinta-feira.
Numa mistura de musical com stand up e fantasia, há sátira e teatro físico, durante o espetáculo a solo do criador e intérprete Marco Mendonça. O artista faz uma reflexão sobre a prática racista usada para retratar pessoas negras como membros inferiores da sociedade em diferentes partes do Mundo. Um espetáculo em que os atores brancos pintam o rosto de preto para representar pessoas negras de forma exagerada, estereotipada e caricatural.
Para o artista, ‘Blackface’ pretende normalizar a presença de pessoas negras em espaços culturais tendo ainda como objetivo ser “um objeto de entretenimento, antes de ser de pedagogia” e utilizar o humor como ferramenta crítica para desafiar os próprios limites.
O espetáculo ‘Blackface’ integra, com a peça ‘Cantar de Galo’, de mala voadora/Robert Schenkkan, a primeira edição do ciclo Frente e Verso, que convida a um olhar prismático, abordado a partir de narrativas e vocabulários que resultam deste mesmo contexto histórico.
*Escrito por Marcelo Hermsdorf e editado por Elsa Moura