ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

IPO PORTO
Elsa Moura

Nacional 03.05.2021 10H42

Declaração do Porto quer reduzir em 50% as mortes por cancro até ao fim da década

Escrito por Elsa Moura
A Declaração do Porto apresenta 19 medidas para tornar os Sistemas de Saúde europeus mais focados nas pessoas e na promoção da saúde, mais sustentáveis e mais inovadores.
Declarações do Ministro Manuel Heitor  e do presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada

false / 0:00

A cimeira para debater a importância da investigação na área da oncologia, designada como 'Declaração do Porto', está a decorrer no Porto, esta segunda-feira, com a presença de cientistas de todo o mundo.


Em declarações ao Porto Canal, Manuel Heitor, Ministro Da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior afirma que este lançamento da 'Declaração do Porto' sobre investigação em cancro “é um apelo a toda a Europa para reforçar a rede de centros compreensivos do cancro como o IPO e a rede de centros nacionais”. 

O objetivo é “chegar ao fim da década garantindo que 75% dos doentes diagnosticados têm uma perspetiva longa de vida”, ou seja, “reduzir em 50% as mortes em cancro” o que “requer uma rede de infraestruturas de investigação”.


A referida rede, segundo o governante, está a ser reforçada em toda a Europa com infraestruturas de investigação de translação, infraestruturas para ensaios clínicos e infraestruturas para o impacto da investigação. 

Manuel Heitor assinala que o IPO “tem estas três componentes” e recebeu recentemente um apoio de 15 Milhões de Euros para reforçar este projeto. “Queremos fazer este reforço em toda a Europa e integrar os centros compreensivos de cancro em Portugal na rede europeia de centros”, sustentou.


Assumindo que este é “um desafio para todos” porque “não há nenhuma família que não perceba e que não saiba o que é o impacto do cancro”, Manuel Heitor sugere que o “apelo do reforço na investigação” serve também para “reforçar o valor da ciência”.


A Declaração do Porto apresenta 19 medidas para tornar os Sistemas de Saúde europeus mais focados nas pessoas e na promoção da saúde, mais sustentáveis e mais inovadores. É promovida por agentes privados, com o objetivo de exigir melhores condições de trabalho e mais cooperação entre países.


Em declarações à Antena1, Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa da Hospitalização Privada e porta-voz desta iniciativa sustenta que a Saúde é a prioridade dos europeus e por isso é importante que a Europa seja um país competitivo neste setor.


A "Declaração do Porto" vai ser remetida ao Parlamento Europeu, ao Conselho da União Europeia e à Comissão Europeia.


c/Porto Canal e Antena 1

Deixa-nos uma mensagem