Demissão na APPACDM por suspeita de gestão danosa deixa trabalhadores sem salário

Os 167 trabalhadores da APPACDM de Braga não receberam o salário de janeiro e a Instituição Particular de Solidariedade Social de utilidade pública, que acompanha crianças e jovens com Deficiência Intelectual e Incapacidade, está em gestão corrente e em risco de parar por não ter condições de funcionamento normal.

A denúncia é feita pelo CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal que informa que o Montepio congelou a conta até que entre em funções uma nova direção. Tudo começou com a demissão do presidente da instituição, Bruno Ramos, que está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeita de gestão danosa e alegado desvio de fundos da APPACDM de Braga. Só no último ano, em despesas pessoais, Bruno Ramos, que assumiu a presidência da instituição em novembro de 2022, terá gasto mais de 100 mil euros da APPACDM de Braga, instituição essa que tem uma dívida a rondar um milhão e meio de euros.

Para esta sexta-feira está prevista uma ação de protesto de trabalhadores e utentes à porta do Banco Montepio, na Rua do Souto, em Braga, na tentativa de sensibilizar a entidade bancária.

A RUM procurou contactar elementos da instituição que estão a liderar este processo de transição, mas ainda não foi possível obter declarações.

Já a representante do CESP de Braga, Ana Rodrigues, explica que entre estes 167 trabalhadores “há famílias”, o que torna a situação “ainda mais preocupante”. “Num momento em que os salários não chegam para pagar despesas correntes terem ainda um constrangimento por via de uma entidade bancária não pode ser. Não podemos deixar de denunciar esta situação”, acrescenta. O Montepio recebe os acordos de cooperação por via da Segurança Social que se destinam a pagar salários e as despesas correntes da instituição. Por isso, este bloqueio da entidade bancária “coloca em risco os próprios utentes”. Segundo a dirigente sindical, em causa estão burocracias do Montepio.

A nova direção da APPACDM de Braga sairá das eleições que estão marcadas para o próximo dia 24 de janeiro.

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv