Regional 01.10.2024 11H25
"Desnivelamento do Nó de Silvares não foi devidamente concluído"
Afirmação é do vereador do PSD no Município de Guimarães, Bruno Fernandes. Em resposta, o presidente Domingos Bragança adianta que os atrasos devem-se a alterações no projeto apresentado à Infraestruturas de Portugal.
“O desnivelamento do Nó de Silvares não foi devidamente concluído”. A premissa é defendida pelo vereador do PSD, Bruno Fernandes, na reunião de câmara de Guimarães, desta segunda-feira. O social democrata considera que a empreitada, de 3,4 milhões de euros, que permite um acesso mais facilitado à A11, não foi devidamente concluída, visto que o trânsito continua a ser uma constante nesta zona da cidade.
"Quem vai para Pevidém, Ronfe ou Silvares continua a ter que esperar na fila, o que não se justifica. À data das eleições foi apresentada uma solução, que era uma ligação à Nacional 206, portanto uma saída direta da Variante para a antiga Estrada da Pisca, mas passado três anos continua tudo igual", refere.
A maioria que governa esta casa há mais de 30 anos continua a adiar problemas estruturantes. Não consegue resolver uma simples ligação, Bruno Fernandes
Em resposta, o presidente do Município de Guimarães, explica que a autarquia já apresentou um projeto à Infraestruturas de Portugal (IP), porém, este tem vindo a sofrer várias alterações. O autarca confessa que o tempo de decisão tem sido "lento", o que não agrada ao Município.
Domingos Bragança garante que a maioria socialista está comprometida em resolver o problema. Caso exista luz verde, esta e outras empreitadas poderão mesmo avançar já no presente mês de outubro.
"Nós também já temos os projetos prontos para o desnivelamento, para quem vem do Multiusos e Cruz de Pedra, em túnel, para a Rua Manuel Tomás. Se os projetos forem aprovados durante este mês (outubro), vamos lançar de imediato as obras", declara.
De frisar que a obra na rotunda de Silvares é da responsabilidade da IP, já os trabalhos na zona do Multiusos e Cruz de Pedra, serão suportados pela autarquia.