Autárquicas 2021 28.09.2021 16H01
Distrital do PS diz que "há condições para ganhar Câmara de Braga daqui a 4 anos"
Presidente da distrital do PS faz um balanço "positivo" dos resultados das autárquicas.
A federação distrital do PS de Braga faz um balanço "positivo" dos resultados das eleições autárquicas e diz que o partido está preparado para reconquistar a Câmara de Braga no próximo ato eleitoral em 2025.
À RUM, o presidente do organismo, Joaquim Barreto, ressalva que, em Braga, apesar da derrota, o partido teve mais votos e recuperou um mandato em relação a 2017, entendendo que "estão criadas as condições para o PS ganhar a Câmara daqui a quatro anos".
Sobre os resultados no distrito, o dirigente destaca as vitórias em Guimarães, Fafe, Vizela, Cabeceiras de Basto e a reconquista na Póvoa de Lanhoso. "O PS conquistou mais mandatos, tem mais presidências de juntas de freguesia e os resultados demonstram que houve confiança nas propostas apresentadas", refere.
Ainda assim, em Barcelos, o PS, ao fim de 12 anos no poder, perdeu para a coligação de direita formada pelo PSD, CDS e o movimento independente Barcelos Terra do Futuro. Joaquim Barreto "lamenta" o resultado mas sublinha que é preciso "respeitar a vontade dos eleitores", recordando que o cabeça de lista, Horácio Barra, foi "escolhido pela concelhia e apoiado pela distrital e nacional".
Em relação aos resultados nacionais, o dirigente socialista reconhece que a derrota na Câmara de Lisboa é "significativa" mas recusa que a mudança tenha "reflexo na governação nacional", sublinhando que "o PS continua a ser o maior partido a nível autárquico, com o maior número de votos e presidências".