ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Regional 20.11.2020 15H10

Dstgroup conquista cinco projectos no valor de 18ME

Escrito por Redacção
Única empresa portuguesa que colabora em mais de um projeto em simultâneo. 

O Dstgroup vai desenvolver, nos próximos meses, cinco projectos de investigação e desenvolvimento apoiados por fundos europeus, num investimento global que ascende os 18 milhões de euros, sendo que 2,7 milhões serão assumidos pelo grupo liderado por José Texeira. 


O grupo irá liderar de quatro dos cinco projectos de investigação, através das subsidiárias Dst (construção civil e obras públicas), Dstsolar (energias renováveis) e Dstelecom (telecomunicações), em rede com as empresas Innovationpoint e Bysteel fs, também do universo do Dstgroup.


Os projectos têm como foco áreas-chave como a Economia Circular, a descarbonização de cidades, a gestão sustentável de energia e a monitorização dos oceanos e do espaço. Terão a duração de três anos e estão a ser desenvolvidos em estreita colaboração com 36 parceiros, envolvendo empresas e instituições ligadas ao sistema científico e tecnológico nacionais e internacionais.


A Dstgroup estará resolsável pelo projecto CirMat - CIRcular aggregates for sustainable road and building MATerials. O principal objectivo é o desenvolvimento de materiais de construção inovadores a partir de resíduos de construção e demolição e de subprodutos, para demonstrar a sua aplicação em edifícios e infraestruturas de vias de comunicação. A par disso, propõe-se comunicar as vantagens ambientais, económicas e sociais deste tipo agregados circulares, nomeadamente através do desenvolvimento de Declarações Ambientais de Produto, e desenvolver processos de fabrico associados a uma escala industrial. O projcto será realizado em parceria com a Universidade do Minho, o Instituto Superior Técnico e a Norwegian University of Science and Tecnology.


A Dstelecom integra a equipa de dois projectos do programa “Portugal 2020”, aprovados no âmbito de uma call para projectos flagship do Massachusetts Institute of Technology (MIT), tornando-se na única empresa portuguesa que colabora em mais de um projeto em simultâneo. 

No K2D, acrónimo de Knowledge and Data from the Deep to Space, a empresa de telecomunicações assume a coordenação do projecto de investigação, em parceria com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e o MIT. 


Este trabalho visa garantir a evolução sustentável da terra, através da monitorização dos sistemas terrestres, antecipando as suas falhas críticas. O K2D aborda esse desafio propondo um sistema de monitorização de escala global e totalmente disruptivo para os oceanos, desde as profundezas até à superfície, através da sensorização remota e informações de satélite, que permitam um conhecimento holístico dos sistemas globais da terra. 


A Dstelecom participa ainda no projecto Aeros Constellation, que objetiva o desenvolvimento de uma plataforma nano satélite como um precursor de uma futura constelação para explorar, monitorizar e valorizar os oceanos e o espaço, de uma forma sustentável, e assim alavancar as sinergias científicas e económicas.


A Dstsolar é a promotora líder dos projectos de investigação Baterias 2030 e Building HOPE. O primeiro é um projeCto mobilizador no âmbito do Portugal 2020 e está alicerçado nos guias estratégicos nacional e Europeu para a descarbonização das cidades, através da integração de energias renováveis e mobilidade elétrica, propondo o desenvolvimento das baterias do futuro, catalisadores da produção eléctrica descentralizada sustentável e autossuficiente. Complementarmente, o projeto visa a concepção e desenvolvimento de tecnologias relacionadas com novas abordagens à produção descentralizada de energia renovável e plataformas que visam uma utilização eficiente da energia, numa lógica de comunidades energéticas. 


As empresas Dst, Bysteel fs e Innovationpoint também participam na equipa de trabalho deste projecto. No caso do Building HOPE, desenvolvido em copromoção com a Carnegie Mellon University, ao abrigo do Portugal 2020, e com a participação da innovationpoint, o objectivo é o de desenvolver e validar uma ferramenta para Otimização Holística de Energia Prosumida de edifícios, que permita redefinir as práticas de gestão de energia de edifícios, no contexto de ambientes urbanos inteligentes. A tecnologia resultante deste projecto adicionará novas dimensões ao conceito de gestão de energia e ampliará as capacidades dos sistemas de gestão de energia.


Deixa-nos uma mensagem