ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Tiago Barquinha Gonçalves/RUM
Tiago Barquinha

Regional 12.02.2020 16H07

Dstgroup lança prémio ‘Arte em espaço público e sustentabilidade’

Escrito por Tiago Barquinha
Os candidatos são convidados a propor o desenvolvimento de uma obra a partir de resíduos industriais ou provenientes da construção e demolição de edifícios. O vencedor terá a sua criação artística exposta no município de Braga.
Helena Mendes Pereira, curadora da zet gallery, José Teixeira, presidente do conselho de administração da dstgroup, e Tiago Miranda, director-executivo do IB-S da Universidade do Minho, abordam a iniciativa.

false / 0:00

O dstgroup e a zet gallery apresentaram esta quarta-feira a primeira edição do prémio 'Arte em espaço público e sustentabilidade'. O vencedor vai receber um valor pecuniário de 7500 euros e terá a sua criação artística exposta num espaço público da cidade de Braga.


Desenvolvida em parceira com o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho, a iniciativa pretende que os candidatos “desenvolvam e conceptualizem novas obras de arte a partir de resíduos industriais ou provenientes da construção e demolição de empreitadas”, como explica Helena Mendes Pereira, curadora da zet gallery.


A criação artística do vencedor será cedida à Câmara Municipal de Braga por parte dos promotores da iniciativa. Referindo que será a 12ª obra oferecida pelo dstgroup à autarquia, José Teixeira, presidente do conselho de administração, explica que existe a intenção de “homenagear a cidade”. 


“No nosso ponto de vista, quem cria riqueza deve devolver parte da riqueza ao sítio a partir da qual a criou. Nesta era do antropoceno, precisamos de arte pública para nos fazer ver que a forma extractiva como vivemos, depenando os recursos, deve mudar”, refere, acrescentando que esta iniciativa se inclui na “boa ideia da economia circular”.


O prémio conta com a parceria do IB-S, sendo que um dos objectivos é fomentar a protecção do meio ambiente. O director-executivo considera que é “muito importante a transmissão sob várias vias, em diferentes contextos, com diferentes linguagens, os princípios da sustentabilidade ambiental”. Além disso, Tiago Miranda afirma que este “conceito inovador” tem mais duas vantagens: a promoção da cultura e de novos valores ligados à área.



Candidaturas abertas até 3 de Abril


O concurso consiste num modelo que tem por base a apresentação livre de propostas ligadas ao tema, que serão avaliadas por um júri composto por representantes do dstgroup, do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, das faculdades de Belas Artes de Lisboa e do Porto e de Lídia Jorge, vencedora da última edição do Grande Prémio de Literatura dst.


As propostas devem ser submetidas até ao dia 3 de Abril através dos e-mails info@zet.gallery e curatorial@zet.gallery. O resultado final é conhecido no dia 21 de Julho, sendo que a obra é inaugurada a 3 de Outubro.

Deixa-nos uma mensagem