ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 04.08.2022 07H00

"É da mais elementar justiça que o Hosp. Braga seja designado Universitário"

Escrito por Vanessa Batista
Jorge Correia Pinto, presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, está empenhado na resolução deste dossier.
Declarações do presidente da Escola de Medicina da UMinho, Jorge Correia Pinto.

false / 0:00

O presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho, Jorge Correia Pinto, declara ser da "mais elementar justiça" que o Hospital de Braga passa a ser designado como Universitário num futuro próximo. O processo que viu alguns avanços em 2021, tendo o presidente do conselho de administração do Hospital de Braga, João Porfírio de Oliveira, adiantado na altura em entrevista à RUM que a qualquer momento o processo teria a validação do Ministério da Saúde. Um ano passado, o dossier continua em stand by.


Para um hospital ser considerado como Universitário tem de responder a determinadas normas, nomeadamente, que "a totalidade ou maioria dos serviços, departamentos e unidades funcionais participe em atividades de ensino", contem com um "número significativo de médicos da carreira médica hospitalar habilitados com o grau de doutor", tenham "capacidade assistencial de referência, evidenciada em termos de desempenho, técnicas e tecnologias de vanguarda, bem como capacidade de investigação instalada", entre outros.


Em entrevista ao UMinho I&D, o também diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga declara que esta designação já foi, entretanto, atribuída a unidades que não detêm um número igual ou superior ao do Hospital de Braga no que toca a profissionais com o grau de doutor.


A 30 de julho de 2018, o Primeiro Ministro, António Costa, aprovou a alteração da designação do S. João, do Centro Hospitalar do Porto, da Cova da Beira, do Lisboa Central e do Lisboa Norte.


Jorge Correia Pinto garante estar "empenhado" na resolução do dossier. O presidente da Escola de Medicina acredita que este ´título` irá contribuir, entre outras coisas, para o "aumento da confiança dos pacientes na unidade", visto que está comprovado que "os pacientes sentem que onde há alunos (enfermeiros ou médicos) há um melhor cuidar".

Deixa-nos uma mensagem