ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 29.12.2021 16H24

"É uma honra e uma responsabilidade assumir o comando do RC6"

Escrito por Liliana Oliveira
Coronel Jorge Martins sucede a Miguel Freire no comando do Regimento de Cavalaria N.º6, em Braga.
REPORTAGEM AUDIO 

false / 0:00

"As expectativas são elevadas. É uma honra e uma responsabilidade assumir o comando do Regimento de Cavalaria N.º 6". Foram estas a primeiras palavras do novo comandante do RC 6, Coronel Jorge Henriques. 

Natural de Lisboa, Jorge Henriques sucede a Miguel Freire, que estava no cargo desde novembro de 2019. A tomada de posse do novo comandante decorreu esta quarta-feira, em Braga, na presença do Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General António Martins Pereira.


O responsável destacou a "elevada dedicação e competência na adoção dos valores e deveres militares" por parte deste Regimento. Além disso, salientou "as qualidades pessoais e profissionais, a experiência e conhecimento adquiridos em cargos anteriores" pelo Coronel de Cavalaria Jorge Henriques, que contribuíram para que o Exército reconhecesse a confiança necessária para assumir "tão relevante cargo". O responsável apelou ao novo comandante que paute a sua ação pela segurança das pessoas e equipamentos, apontando esta como uma "prioridade permanente". António Martins Pereira evidenciou ainda a necessidade do RC 6 continuar a atuar "enquanto polo de formação, mantendo a colaboração com as autoridades locais em atividades de bem-estar da população". 


O novo comandante espera "estar à altura da missão e das tarefas que tão bem têm sido cumpridas" pelos seus antecessores. "O exército sempre esteve na linha da frente e vamos continuar a colaborar, na medida das nossas possibilidades, no combate à pandemia e nas missões internacionais", afirmou. 


Jorge Martins considera que "não traz nada de novo ou de muito diferente daquilo que tem sido a ação brilhante dos comandantes anteriores", mas espera contribuir para um "comando inclusivo, aberto e atento às preocupações e realidades". 


Jorge Henriques ingressou na Academia militar em 1988, onde se licenciou em Ciências Militares. Prestou serviço no RC N.º4, na Escola Prática de Cavalaria e no Regimento de Lanceiros 2. Foi, entre outros cargos, Comandante de Pelotão e de Esquadrão no Grupo de Carros de Combate e Comandante da Companhia no Corpo de Alunos da Academila Militar. Além disso, Jorge Martins foi instrutor de vários cursos de formação e promoção na Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, e professor de tática de pequenas unidades de cavalaria e de operações ofensivas no Instituto de Estudos Superiores  Militares, em Pedrouços. Está habilitado com os cursos de Estado-Maior e Estado-Maior Conjunto, com o Military Police Captain's Course, frequentado nos Estados Unidos e com os cursos de Operações à Paz e Proteção da Força, na Escola NATO, na Alemanha.

Deixa-nos uma mensagem