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Fonte: PubhD UMinho
Tiago Barquinha

Academia 23.10.2019 16H27

Educação e biofísica em destaque em nova sessão do PubhD UMinho

Escrito por Tiago Barquinha
É a segunda sessão do actual ano lectivo, num total de 41 desde o princípio da iniciativa, em 2016.
A antevisão de Alexandra Nobre, organizadora do evento, aos dois projectos de investigação que serão abordados.

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O PubhD UMinho organiza esta quinta-feira, às 21h15, no Barhaus, em Braga, a segunda edição do novo ano lectivo. “Quando o mundo entra na escola” e “Atraídos pelo hidrogel” são os temas dos trabalhos que vão ser apresentados.


O primeiro integra a tese de doutoramento “Quando o mundo entra na escola”, de Marisa Batista, aluna da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Alexandra Nobre, mentora do PubhD UMinho, explica que é um assunto “extremamente actual porque vai levantar algumas questões relacionadas com a multiculturalidade”, em que são debatidas “as respostas que têm sido dadas por escolas, professores e auxiliares de acção educativa na integração dos alunos” neste campo.


“Atraídos pelo hidrogel” é o outro trabalho que vai ser abordado. A investigação de Sérgio Veloso, estudante do mestrado em Biofísica e Bionanossistemas, tem como objectivo demonstrar a forma como o hidrogel facilita a aplicação de medicamentos.


Segundo Alexandra Nobre, o projecto mostra a forma como o produto “pode ser utilizado para fins terapêuticos, nomeadamente para uma libertação controlada de fármacos”, que impedirá as pessoas de terem que, muitas vezes, fazer uma deslocação periódica a centros de saúde ou ao médico para os aplicar”.


Esta é a segunda sessão do PubhD UMinho deste ano lectivo. No total, desde o início do projecto dinamizado pelo STOL, grupo de Comunicação de Ciência do departamento de Biologia da academia minhota, em 2016, já aconteceram 41 edições. 


Alexandre Nobre considera que tem havido recentemente um maior equilíbrio em termos de áreas exploradas. "Há uma semanas, as áreas ligadas à saúde e à biologia tinham, sem sombra de dúvida, uma maior predominância, mas, nas últimas sessões, temos vindo a ter mais pessoas ligadas à educação e mesmo às ciências sociais, o que não acontecia", explica.


O conceito de PubhD, criado em Nottingham, no Reino Unido, em 2015, caracteriza-se por uma dinâmica de dez minutos de apresentação de cada tema, em que não são permitidos ficheiros multimédia, áudio ou vídeo, seguindo-se um período de debate. Os oradores podem ser provenientes de qualquer instituição de Ensino Superior, desde que sejam alunos de mestrado ou doutoramento ou que tenham concluídos esses ciclos há menos de um ano.




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