ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 23.03.2021 16H19

"Empresas disponibilizaram apenas 1,6% da despesa para a digitalização"

Escrito por Liliana Oliveira
Segundo dados do IEFP, "o número de pequenas e médias empresas do comércio e serviços com presença online rondava as 50 mil, em 2020".
Carla Vale, do IEFP, e Ricardo Rio, presidente da InvestBraga sobre a importância da formação e das competências digitais

false / 0:00

Em 2020, "as empresas portuguesas disponibilizaram apenas 1,6% do total da despesa na digitalização dos seus negócios" e "o número de pequenas e médias empresas do comércio e serviços com presença online rondava as 50 mil". Estes foram apenas dois dos números avançados, esta terça-feira, pela delegada regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no webinar "A requalificação de profissionais para as áreas digitais", promovido pela InvestBraga, em parceria com o IEFP.


Carla Vale reafirmou a crescente dependência das tecnologias digitais, salientando que "a pandemia apenas acelerou o processo da transição digital, que requer competências e o reforço de conhecimentos que possam abranger o maior número de pessoas". Assim, apontou ainda, as empresas sentem a necessidade de reforçar "as competências dos trabalhadores, mas também a digitalização das próprias empresas". 

Segundo dados avançados por Carla Vale, "55% dos indivíduos diziam, em 2020, ter competências digitais básicas", sendo que, no mesmo ano, o IEFP atingiu os "40 mil formandos nas ações de literacia digital".


A pandemia atirou para o desemprego "essencialmente os mais jovens, qualificados, com vínculos precários, e muitos deles mantêm-se desempregados", afirmou Carla Vale, adiantando que o papel do IEFP passa por "encontrar respostas que permitam a sua requalificaçao profissional e reforço de competências para que possam de forma mais rápida integrar o mercado de trabalho". 


"As competências digitais favorecem não só a empregabilidade, mas também a inclusão, a justiça a equidade e são fatores que potenciam a autonomia das próprias pessoas. É importante que se construam cidadãos autónomos nestas matérias", finalizou. 


"É necessário ajustar as competências das pessoas às necessidades do mercado de trabalho"


O presidente da InvestBraga, Ricardo Rio, realçou, na sessão, a importância de "não só criar novas oportunidades de emprego, mas também de criar projetos que estimulem a qualificação dos recursos humanos disponíveis no território", numa altura em que os números do desemprego voltam a subir no concelho. 

A formação, salientou, é fundamental para "capacitar as pessoas, para que possam abraçar novos desafios profissionais". "É necessário ajustar as competências das pessoas às necessidades do mercado de trabalho", alertou ainda. 


Para Ricardo Rio é importante estimular o "trabalho em rede" para potenciar o "crescimento económico saudável e gerador de emprego no concelho". Em Braga, exemplificou, a plataforma Working Braga, que envolve diferentes parceiros, já "promoveu mais 800 disponibilidades de trabalho por parte das pessoas e 500 oportunidades de contratação por parte de empresas". 


“A requalificação de profissionais para as áreas digitais" é o nome do webinar promovido pela InvestBraga e pelo IEFP, que apresentou aos participantes, por exemplo, os programas de requalificação para as áreas digitais existentes. 

Deixa-nos uma mensagem