ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 22.07.2021 17H24

Encontros da Imagem inaugura galeria no antigo edifício da CP

Escrito por Pedro Magalhães
Ao fim de mais de 30 anos com um festival homónimo, a associação terá uma galeria em nome próprio, situada no antigo edifício da estação de comboios, anexo ao atual.
Declarações de Carlos Fontes à RUM

false / 0:00

Vai nascer esta sexta-feira, dia 23, uma nova galeria fotográfica em Braga a cargo da associação Encontros da Imagem.


Ao fim de mais de 30 anos com um festival homónimo, a associação terá uma galeria em nome próprio, intitulada Galeria Encontros da Imagem Estação, situada no antigo edifício da estação de comboios, anexo ao atual, com vistas e abertura e saída para a estação em funcionamento.


"É muito importante para o desenvolvimento do nosso projeto ter um espaço próprio, que consiga mostrar exposições, e não só, ao longo do ano", enaltece à RUM Carlos Fontes, diretor e mentor da associação.


Assinalando que "a partir de agora Braga terá um local contínuo com exposições de fotografia", o responsável vinca que o espaço terá uma "média de seis" mostras por ano "de artistas fotográficos emergentes, que normalmente não têm muita hipótese de mostrar os seus trabalhos em galerias".


Em cada mostra, serão promovidas conferências convidando, por um lado, "os artistas a falarem sobre o seu trabalho e experiência" e, por outro, fomentar debates temáticos "com aspetos formativos e críticos" sobre os trabalhos patentes, sendo que, além das exposições, a Galeria Encontros da Imagem Estação irá acolher as media arts atráves de projeções de imagens fotográficas e videográficas.


Até ao final do ano, o espaço terá patentes duas exposições de artistas convidados - uma coletiva, que abre a galeria e fica patente até 4 de setembro, e outra individual, de Patrícia Barbosa, que fica até ao final do ano. No início de 2022, o local iniciará o seu propósito, dando palco a fotógrados emergentes através de convite ou de candidaturas.


"Já conhecemos alguns jovens fotógrafos nacionais que estão a iniciar os seus projetos, através da leitura crítica de portefólios [em edições passadas] do festival Encontros da Imagem. Temos também a ideia de lançar open calls [candidaturas abertas] junto de escolas e universidades. A partir daí, um grupo de especialistas fará uma seleção para um ano [de exposições]", esclarece Carlos Fontes.



Primeira exposição mostra Braga nas suas múltiplas dimensões

Antes da promover novos autores, a Galeria Encontros da Imagem Estação abre amanhã com uma exposição coletiva com fotografias de Braga, de 16 artistas convidados.


"Para dar a conhecer à cidade este espaço, entendemos que era importante mostrar um trabalho feito em torno de Braga. Estas imagens têm várias temáticas: o lado da religiosidade, dos artesãos, da construção da cidade ou da indústria. É Braga aos olhos de 16 fotógrafos", explica o diretor da galeria.


A exposição, que fica patente até 4 de setembro, terá o título "O Real através de Múltiplas Facetas", tendo trabalhos de Agostinho Gonçalves, António Julio Duarte, Fernando Pinheiro de Almeida, Fréderic Bellay, Gonçalo Delgado, Graça Sasfield, Hans van der Meer, Hugo Delgado, Jim Dow, Luc Choquer, Luis Mendes Santos, Luísa Ferreira, Mariano Piçarra, Martin Parr, Paulo Catríca e Pedro Letria.

Deixa-nos uma mensagem