ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Diogo Pereira
Redação

Cultura 16.09.2022 20H08

Encontros da Imagem. Exposições inaugurais homenageiam emigrantes e vida noturna de Braga

Escrito por Redação
Casa dos Crivos acolhe as exposições ‘Beyond Solid Ground’, de Marta Pinto Machado, e ‘Untitled’, de Rui Palma.

Arrancou esta sexta-feira a 32.ª edição dos ‘Encontros da Imagem’ e as portas da Casa dos Crivos abriram-se para receber as exposições ‘Beyond Solid Ground’, de Marta Pinto Machado, e ‘Untitled’, de Rui Palma. As fotografias de Marta Pinto Machado espelham a relação dos bracarenses com os emigrantes da cidade e apresentam os espaços que as comunidades cabo-verdianas e senegalesas frequentam. Por sua vez, a residência artística experienciada por Rui Palma debruça-se sobre a vida noturna da cidade, retratando, em particular, alguns corpos e existências queer.


Ao contrário dos últimos dois anos, os autores puderam estar presentes na inauguração das exposições, e não à distância, em formato virtual. À RUM, Marta Pinto Machado confessa-se “muito grata” pela oportunidade que lhe traz alguma validação. “Enquanto artistas, estamos sempre á procura de perceber qual é o caminho certo. Este projeto vem validar o trabalho que tenho desenvolvido sobre a periferia e os corpos periféricos”, declara.


Ao contrário de Marta Pinto Machado, que vive em Braga há já 10 anos, Rui Palma está baseado em Lisboa. O artista conheceu a noite da cidade dos arcebispos através das lentes da câmara fotográfica, classificando a experiência como “uma aventura interessante”. Rui Palma destaca o contraste entre a herança religiosa da cidade e as “movimentações noturnas trazidas pelos jovens, que dinamizam os espaços noturnos com festas em que se experimentam novas linguagens artísticas”.


‘Lugares Comuns’ é o tema desta edição do Festival Internacional de Fotografia ‘Encontros da Imagem’ que apresenta aos bracarenses e visitantes 50 exposições em 26 espaços localizados maioritariamente em Braga, mas também nas cidades de Guimarães, Porto, Barcelos e Avintes.


O programa completo do 'Encontros da Imagem' pode ser consultado aqui.


*Por Nuno Diogo Pereira

Deixa-nos uma mensagem