ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Foto: Adriano Ferreira Borges
Pedro Magalhães

Cultura 13.03.2020 17H07

Encontros da Imagem regressam para questionar a génese da arte

Escrito por Pedro Magalhães
O Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais volta em Setembro e traz exposições, conferências, ciclos de cinema e entrega de prémios.
Carlos Fontes, director dos Encontros da Imagem, levanta o véu sobre a edição deste ano

false / 0:00

Os Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais regressa em Setembro para assinalar a sua 30ª edição. O evento vai apresentar exposições, conferências, ciclos de cinema, mostras de livros e fotografia, leitura de portefólios, serviço educativo e entrega de prémios. Acontece sobretudo em Braga, mas passa também por Barcelos, Guimarães e Porto.


O tema deste ano é o 'Génesis' e pretende explorar "o paradigma do nascer, do renascer, e do caos", explica à RUM o director do evento, Carlos Fontes. "Este tema, pensado também já para a edição 2021, quer levar à reflexão da origem e criação na arte", comenta.


À semelhança de anos anteriores, o Festival Internacional vai promover a entrega de vários prémios. Um deles é o Discovery Awards, dedicado à descoberta de novos artistas. As candidaturas já abriram e são destinadas a artistas de todo o mundo. Até 10 de Maio, os interessados podem submeter obras de fotografia, instalação ou artes multimédia. Um júri internacional, ainda a designar, vai seleccionar um conjunto de finalistas - que pode ir até 12 artistas - que terá a oportunidade de expor em Braga.


Prémio Escola é novidade

Os Encontros da Imagem este ano têm uma novidade. Será aberto o Prémio Escola, que tem o objectivo de divulgar o trabalho de jovens artistas de escolas, universidades e institutos politécnicos do país. 


"A preocupação pela pouca divulgação da fotografia portuguesa" é a justificação de Carlos Fontes para a promoção de um prémio que vai permitir aos estudantes de cursos relacionados com fotografia, comunicação ou arquitectura a hipótese de exporem o seu trabalho. 


O método de participação sugere aos alunos a submissão das suas obras - que podem ser, tal como no Discovery Awards, fotografias, instalações ou vídeo - às instituições de ensino, em data ainda a designar. As respectivas escolas seleccionam depois os melhores trabalhos, apresentados posteriormente aos Encontros da Imagem. No fim, um júri internacional determina os três melhores projectos que terão direito a exposição.


A 30ª edição dos Encontros da Imagem - Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais irá decorrer entre os dias 11 de setembro e 31 de outubro em Braga e terá extensões nas cidades de Barcelos, Guimarães e Porto.

Deixa-nos uma mensagem