ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

FOTO: CMB
Elsa Moura

Regional 13.01.2025 12H24

"Enormíssima irresponsabilidade". Rio critica António Braga sobre BRT

Escrito por Elsa Moura
O candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Braga disse este fim-de-semana que caso seja eleito e ainda vá a tempo, impedirá o BRT na cidade.
Declarações de António Braga e Ricardo Rio sobre a introdução do BRT na cidade de Braga

false / 0:00

Ricardo Rio, presidente do Município de Braga considera uma “enorme irresponsabilidade” o candidato do PS ao seu lugar, nas autárquicas de outubro deste ano, defender que não vai implementar o BRT se for eleito, e caso ainda consiga interromper a empreitada para as primeiras duas linhas na cidade, e que já contam com 100Milhões de Euros do PRR. A empreitada deverá arrancar no primeiro semestre deste ano.


Candidato dos socialistas a Braga diz que BRT é deitar dinheiro fora

No passado sábado, na sua primeira intervenção pública perante os militantes de Braga e o líder nacional do partido,  António Braga declarou que o BRT "é um autocarro elétrico com duas carruagens que vai entupir ainda mais o trânsito, porque exige uma via dedicada". Para o socialista "é um erro deitar este dinheiro fora" e espera "chegar a tempo para interromper esse processo, estudar o assunto e encontrar uma solução que tenha fundamento científico, técnico e que tenha viabilidade e utilidade para responder à necessidade das pessoas". Para António Braga, este projeto, cuja implementação arranca com fundos europeus, "é um exemplo flagrante de uma diferença entre aqueles que acham que é dinheiro da União Europeia para aproveitar e gastar, criando elefantes brancos que além de não servir para nada, vão estorvar e estragam a reputação nacional na União Europeia".



"É uma declaração inconsequente porque não terá oportunidade de concretizar essa vontade" - Presidente da CMB


Ora, em declarações à imprensa local, à margem da reunião de câmara desta segunda-feira, Ricardo Rio desvalorizou, com alguma ironia, as declarações de António Braga nesta matéria. O social democrata admitiu que se trata de uma declaração "inconsequente porque o candidato do PS não terá oportunidade de concretizar essa vontade". 

O autarca em funções desde 2013 lembra que se trata de um investimento que mobiliza recursos "muito substanciais do país e da União Europeia, que mobilizou a consertação de vontades de um governo socialista com uma câmara do PSD, com câmaras envolventes de outras forças políticas que reconheceram que este investimento era absolutamente fundamental para estimular uma melhor mobilidade no concelho". 

Para Ricardo Rio, a sugestão de António Braga surge "sem qualquer tipo de sustentação, apenas porque acha que é uma medida que vai criar transtornos às pessoas durante a sua concretização".


Deixa-nos uma mensagem