LEGISLATIVAS 24' 29.03.2024 19H41
"Ensino Superior será bem cuidado por este Governo"
Líder da distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha, diz que ,mais do que as nomenclaturas que se atribuem aos ministérios, importam as políticas.
O presidente da distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha, defende que “as políticas públicas não são definidas pela nomenclatura” que se atribui aos ministérios e, por isso mesmo, está certo de que “o Ensino Superior será bem cuidado por este Governo”. A pasta do Ensino Superior passa a integrar o ministério da Educação, Ciência e Inovação, que será liderada por Fernando Alexandre, professor da Universidade do Minho. A fusão das pastas não agradou ao movimento estudantil Académicas., onde se insere a AAUMinho, que consideram ser “claro desrespeito pela importância e especificidades do ensino superior”.
No entanto, Paulo Cunha diz que “não é por haver um ministério da Cultura que vamos ter mais apoio à Cultura”, dando o exemplo de Passos Coelho que teve na Cultura uma secretaria de Estado e, mesmo assim, “tratava melhor a Cultura, do que agora que era um ministério”.
“As políticas públicas dependem das apostas que são feitas e estou certo que tanto Fernando Alexandre, como Luís Montenegro não estão de forma alguma a desconsiderar as políticas ligadas ao Ensino Superior, porque não têm um Ministro com essa pasta”, frisou. Paulo Cunha foi mais longe e referiu que “tivemos uma ministra da Agricultura, que passou perfeitamente despercebida ao longo de quase dois anos de mandato”.
Denotando que “cerca de 10% da atual bancada do PSD na Assembleia da República” é do distrito de Braga, o social democrata “está imensamente satisfeito, do ponto de vista daquilo que são as oportunidades que estão a ser dadas aos protagonistas”. “Braga continua disponível para ajudar o Governo do país a definir as melhores políticas públicas”, acrescentou, numa referência aos secretários de Estado que ainda não são conhecidos.
Quanto aos ministros desta região do Minho, José Manuel Fernandes é, para Paulo Cunha, “uma pessoa que tem um currículo fantástico”. “Há poucos políticos ativos com o currículo do José Manuel Fernandes, que dará um brilhante ministro da Agricultura”, elogiou. Fernando Alexandre, que já foi secretário de Estado, “tem feito um trabalho notável e será um grande ministro.
O novo elenco governativo toma posse na terça-feira, dia 2 de abril.