EAAD aguarda aprovação para três projetos nas Agendas Mobilizadoras

A Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho celebra, esta terça-feira, 25 anos com uma cerimónia, a partir das 18h00, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães.
À margem da antecipação da celebração, o presidente da unidade orgânicaa, Paulo Cruz, afirmou à Universitária que a instituição aguarda aprovação de três projetos apresentados no âmbito das Agendas Mobilizadoras. As propostas procuram apresentar soluções para resolver problemas como a “renovação e melhoria da eficiência do desempenho térmico dos edifícios”.
Relativamente à cerimónia, Paulo Cruz destacou os 25 anos do Mestrado Integrado em Arquitetura, os 12 anos do Doutoramento na mesma área e os 10 anos da Licenciatura em Design de Produto como cursos que marcaram o percurso da escola ao longo dos anos. “São marcas de um percurso diversificado e bastante rico e que nos traz a responsabilidade de fazer mais e melhor e evoluir, nomeadamente nas áreas mais recentes”, frisou.
Para o presidente da escola, o crescimento de uma instituição é “lento”, assim como a sua formação e dos seus docentes, levando tempo a ser-lhe reconhecida “qualidade”. No entanto, Paulo Cruz considera que a EAAD tem conseguido superar-se.
Quanto ao futuro, o rosto da Escola de Arquitetura, Artes e Design aponta que é preciso ser-se “otimista” e ter “ambição”, para “fazer coisas úteis e relevantes” de forma a “mudar a vida das comunidades”. “A escola tem e está alinhada com oportunidades que se afiguram como determinantes para os próximos anos”, acrescentou.
*escrito por Ana Sofia Leite
