ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Quique Garcia / Lusa
Redação

Internacional 26.10.2021 11H14

Espanha pede autorização a Bruxelas para sair do sistema europeu de preços da eletricidade

Escrito por Redação
O Governo espanhol propõe a Bruxelas que sejam os Estados-membros a definir o preço da eletricidade e que o custo das energias renováveis, mais baixos do que os do gás, possam ser refletidos na fatura final.

O Governo espanhol quer liberdade para fixar os próprios preços da eletricidade, fora do sistema europeu, numa tentativa de fazer face ao aumento dos preços do gás. A proposta consta de um documento entregue à Comissão Europeia, no qual Espanha propõe que, na fatura final da eletricidade, passe a ser refletido o custo das energias renováveis, mais baixo do que o do gás.


A notícia é avançada esta terça-feira, 26 de outubro, pelo El País, que teve acesso ao documento elaborado pelo Governo espanhol. "Em situações excecionais, deve permitir-se que os Estados-membros adaptem a formação do preço da eletricidade às suas situações específicas", pode ler-se no documento. Ao mesmo, indica a proposta, deve ser criada uma ferramenta para "desvincular" o efeito do valor do gás sobre o preço final da eletricidade, acabando, de forma extraordinária, com o atual sistema de preços da União Europeia. O objetivo é que os países que queiram aderir a esta proposta possam refletir na fatura da eletricidade os custos das energias renováveis.


De acordo com o jornal espanhol, o documento foi entregue algumas horas antes de os ministros europeus com a tutela do setor da energia realizarem, no Luxemburgo, uma reunião extraordinária onde irão debater a implementação de medidas que evitem uma crise energética.

Deixa-nos uma mensagem