ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens
Liliana Oliveira

Regional 25.01.2023 09H39

Esperados 800 professores em Braga para marcha organizada pelo STOP

Escrito por Liliana Oliveira
Protesto decorre esta quarta-feira, no centro da cidade.

São esperados 800 professores esta quarta-feira, em Braga, para uma marcha que tem início esta quarta-feira, às 10h00, no centro da cidade. Os docentes estão já concentrados no Largo da Senhora-a-Branca.


O protesto é organizado pelo STOP - Sindicato de Todos os Profissionais da Educação

Ações e o coordenador André Pestana estará presente.

Em Guimarães, a concentração está agendada para as 17h30, em frente à Escola Básica 2/3 João de Meira), seguida de marcha pela cidade.


O protesto surge no dia em que o S.TO.P. emitiu um comunicado, onde dá nota da decisão de seguir para greve no dia 28 de janeiro. Segundo o documento, este sindicato rejeitou a proposta do Governo para serviços mínimos por considerar que esta é um "novo ataque ao direito à greve" e "uma ameaça à democracia".


Referindo-se às propostas do executivo para um acordo de serviços mínimos apresentadas na passada semana, no mesmo dia em que se realizava uma nova paralisação de docentes e funcionários das escolas, o S.TO.P. considera que “as preocupações elencadas pelos representantes do Ministério da Educação eram legítimas, mas que deveriam ser uma preocupação para o ano letivo inteiro e não só para o período abrangido pelos pré-avisos de greve de 1, 2 e 3 de fevereiro”.


“Ao invés de criar melhores condições de trabalho de forma a atrair novos professores, o Ministério da Educação persiste em tomar medidas divisionistas, injustas e que continuam a precarizar os profissionais de educação, afastando os docentes das suas casas e famílias”, lê-se no comunicado enviado às redações.



Deixa-nos uma mensagem