Regional 10.02.2024 22H11
Esposende eterniza Paulo Gonçalves com escultura de 27 mil peças mecânicas
O Município de Esposende inaugurou este sábado uma escultura memorial de Paulo Gonçalves, que faleceu numa prova do Rali Dakar em 2020.
Milhares de pessoas, de Esposende e de vários pontos do país, marcaram presença, este sábado, na inauguração da escultura de homenagem ao piloto Paulo Gonçalves, um filho da terra, que ficou conhecido pelas suas participações no Rali Dakar. Faleceu em 2020, durante a competição e já tinha sido homenageado noutras ocasiões pelo próprio município.
A escultura salta à vista no parque com o mesmo nome, localizado junto à Estrada Nacional 13, classificada como Rota do Norte. Inaugurado este fim-de-semana, o espaço urbano requalificado integra as valências de Parque Canino, Souto Citadino e Coleção de Árvores Notáveis.
O monumento pesa 8 toneladas e tem 5,5 metros de altura e foi construído com 27500 peças mecânicas.
O trabalho foi desenvolvido ao longo de vários meses pelo fotojornalista e artista Paulo Jorge Maria, que apresentou um pequeno filme da execução do monumento, durante a sessão de inauguração. Trata-se, admite o próprio, de uma “obra pioneira em Portugal, pelo conceito e volumetria”, uma obra pensada para “dar vida a peças em fim de vida”.
Em perspetiva está agora a edição da biografia do piloto e a realização de uma prova de motociclismo em sua homenagem, disse hoje o autarca local, Benjamim Pereira.