Academia 13.02.2025 09H49
“Está explícita a vontade de protagonizar uma candidatura a reitor”
Eugénio Campos Ferreira lidera a candidatura ‘Juntos, Transformamos o Futuro’ ao Conselho Geral da Universidade do Minho.
Eugénio Campos Ferreira deixa o cargo de vice-reitor para assumir uma candidatura ao Conselho Geral, mas assume, em entrevista à RUM, que o seu objetivo é suceder a Rui Vieira de Castro, como reitor da Universidade do Minho.
Incentivando o “caminho e a experiência” adquiridos no percurso académico, Eugénio Campos Ferreira ponderou “protagonizar uma candidatura ao Conselho Geral, que mais tarde promoverá a eleição do reitor”. “Está explícita a vontade de protagonizar uma candidatura a reitor”, frisou.
A liderar a candidatura ‘Juntos, Transformamos o Futuro’, o docente e investigador anunciou esta quarta-feira o pedido de exoneração do cargo de Vice-Reitor para a Investigação e Inovação, que já foi aceite pelo reitor Rui Vieira de Castro.
O candidato assume que lidera um projeto de continuidade, mas pretende “modernizar e tornar os processos mais ágeis”. “Há ações que queremos promover ao nível das recomendações e definição de estratégia do Conselho Geral, tornar mais ágil e colocar as pessoas no foco, o capital humano é importantíssimo”, denotou.
A equipa que o acompanha, diz, tem “diferentes perceções, conhecimento e diversidade”. “Procuramos integrar a diversidade das diferentes unidades orgânicas, pessoas que tragam contributos, diversidade para a construção de uma solução que não é monotemática”, disse ainda Eugénio Campos Ferreira.
Eugénio Campos Ferreira deixa as funções de vice-reitor para a Investigação e Inovação, para liderar uma candidatura ao Conselho Geral da Universidade do Minho, assumindo aos microfones da RUM que pretende ser o próximo reitor da instituição.
A candidatura Juntos Transformamos o Futuro foi oficializada ontem. A data limite para a entrega das listas candidatas é esta sexta-feira. As eleições estão marcadas para dia 19 de março.
c/Elsa Moura