ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Redacção

Nacional 20.11.2020 10H46

Estado de emergência renovado até 8 de Dezembro 

Escrito por Redacção
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.350.275 mortos resultantes de mais de 56,2 milhões de casos de infeção em todo o mundo.  

A renovação do estado de emergência por mais 15 dias foi esta sexta-feira aprovada, no Parlamento, com os votos favoráveis do PS, PSD e da deputada não inscrita Cristina Rodrigues (ex-deputada do PAN).

PCP, Os Verdes, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram contra, enquanto o Bloco de Esquerda, o CDS e o PAN se abstiveram.


Este estado de emergência, que deverá ser esta sexta-feira decretado pelo Presidente da República, vai decorrer entre 24 de Novembro e 8 de Dezembro.


De acordo com uma nota do gabinete do primeiro-ministro, enviada na quinta-feira às redações, as novas medidas do estado de emergência serão anunciadas este sábado.


O actual período de 15 dias de estado de emergência começou às 00:00 no passado dia 9 e termina às 23:59 da próxima segunda-feira, 23 de Novembro.


Nos termos da Constituição, para renovar por mais 15 dias este quadro legal que permite a suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias, o Presidente da República tem de ter ouvir o Governo e de autorização da Assembleia da República, que aprovou esta sexta-feira a renicação.


O estado de emergência vigorou em Portugal entre 19 de Março e 2 de Maio deste ano, com duas renovações, por um total de 45 dias.


Lusa

Deixa-nos uma mensagem