ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Nuno Gonçalves / UMinho
Vanessa Batista

Academia 30.04.2021 21H08

"Estamos a assistir à consolidação de um polo universitário"

Escrito por Vanessa Batista
Palavras do reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Para o Ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor, que visitou o espaço a UMinho é "uma universidade sem muros".

"Estamos a assistir à consolidação de um polo universitário",crer começa por dizer o reitor da Universidade do Minho, à margem da visita ao Centro de Investigação e Inovação e Ensino Superior de Famalicão, em Vale S. Cosme. Neste momento, o equipamento já conta com 16 laboratórios, 80 investigadores que estão a trabalhar em 40 projetos orçados em 10 milhões de euros.


Aos jornalistas, Rui Vieira de Castro avançou que este será um polo que terá uma clara aposta na "incubação de empresas para a promoção de transferências do conhecimento produzido para outros contextos", mas também direcionado para a formação.


"Até onde este desenvolvimento pode chegar só o tempo dirá, mas na verdade estou em crer que temos as melhores condições para aprofundar de forma muito significativa esta experiência", declara.


O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, dedicou todo o seu dia à Universidade do Minho. O governante deixou rasgados elogios ao interface criado entre a UMinho e o Município de Famalicão. Parceria que descreveu com um exemplo perfeito de uma "universidade sem muros". O conceito nasceu pelas mãos da Associação Europeia de Universidades e prima pela ligação às autarquias, empresas e pessoas.


Em 2020, Portugal investiu 1.6% do PIB em investigação. Já a FCT - Fundação para a Ciências e Tecnologia - aumentou em 39% o seu investimento nos últimos cinco anos. O governo tem como meta "duplicar o financiamento público e triplicar o privado na próxima década". No que toca à formação, o Governo pretende passar a formar quatro novos doutores por cada 10 mil habitantes até 2030, sendo que atualmente Portugal está a formar três por cada 10 mil habitantes.


O presidente do Município de Vila Nova de Famalicão vê o polo da UMinho como uma "aposta estratégica" que vai permitir dar um "salto qualitativo" na produção, exportação e criação de valor, em especial, do setor da industria agroalimentar.


Paulo Cunha defende que a dimensão da investigação é fundamental quer para a sedimentação de projetos empresariais quer de pessoas no concelho, logo o autarca olha para a parceria entre o município e a UMinho como uma "semente" que irá contribuir para o crescimento da cidade e, consequentemente, das suas oportunidades.


Será no quarto polo da Universidade do Minho, em Vila Nova de Famalicão, que ficará instalado um equipamento "único" na Península Ibérica, orçado em 500 mil euros, no âmbito do projeto Micro NanoFab.



1ª edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica premeia novo jovens investigadores.


Segundo o responsável máximo da academia minhota, este prémio tem como meta incutir o interesse pela investigação em estudantes de licenciatura e dos primeiros anos de mestrado integrado. Dos 18 projetos apresentados ao longo da manhã desta sexta-feira, 30 de Abril, nove foram galardoados com uma verba de 500 euros.


Rui Vieira de Castro diz estar, por isso, "otimista" em relação ao futuro destes jovens. A segunda edição do Prémio UMinho de Iniciação na Investigação Científica já está a decorrer.


Garantida está também a segunda edição do "Verão com Ciência", segundo anunciou aos jornalistas o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. 

Deixa-nos uma mensagem