ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Braga27
Vanessa Batista

Cultura 15.03.2023 17H19

Estão abertas as candidaturas para o projeto europeu Resistance!

Escrito por Vanessa Batista
Iniciativa da Braga27 é dirigida para jovens entre os 16 e os 24 anos. O objetivo passa por construir uma performance que andará em digressão entre Portugal, França, Itália, República Checa, Eslovénia e Países Baixos.
Ouça aqui as explicações da coordenadora Executiva da Braga’27, Joana Fernandes, sobre o projeto europeu Resistance!.

false / 0:00

Estão abertas as candidaturas para o projeto europeu Resistance!. A iniciativa, que resultou da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027, tem como objetivo possibilitar a reflexão de jovens, entre os 16 e os 24 anos, sobre as causas e consequências dos regimes autoritários que marcaram a história europeia moderna.


Além de Portugal, mais concretamente Braga, o projeto junta cidades de Itália, França, República Checa, Eslovénia e Países Baixos. O tema escolhido pela cidade dos arcebispos, de acordo com a coordenadora Executiva da Braga’27, Joana Fernandes, foi o 25 de abril, assim como o período posterior de ditadura.


A ideia passa por pensar, a título de exemplo, "no papel da mulher durante a Revolução dos Cravos, a dimensão da Guerra Colonial e a expressão destes dois eventos históricos na cidade dos arcebispos". A equipa pretende que esta contextualização histórica seja feita através do contacto com pessoas que viveram estes períodos e não por um livro. 


O processo para a inscrição é simples, sendo que não é necessário apresentar uma ideia de performance. 


As candidaturas estão abertas até 29 de março. Dois dias depois serão conhecidos os 15 selecionados que, ao longo de 2023, irão trabalhar numa performance, de 45 minutos, que será apresentada, em formato festival itinerante em 2024, pelos países que acolhem o projeto Resistance!.


De acordo com a responsável, a organização irá dar prioridade a jovens bracarenses, sendo que a convocatória é aberta a todo o país. Isto porque é premente que os jovens tenham "disponibilidade para sessões de trabalho, ao longo de 2023, para realizar o processo de criação artística".


O formato da performance não está fechado, visto que serão os selecionados, em conjunto, a desenvolver a ideia que será apresentada também em escolas. No final de cada performance, haverá um momento de debate com o público.


O Resistance! É financiado em 24 mil euros pela Comissão Europeia, mais concretamente, pelo Programa Cidadãos, Igualdade de Direitos e Valores, e conta com a colaboração do Theatro Circo. 

Deixa-nos uma mensagem