ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Academia 25.05.2023 20H30

Estudantes do Secundário apresentam projetos sobre IA e Sustentabilidade na UMinho

Escrito por Liliana Oliveira
Universidade do Minho promove esta sexta-feira, dia 26, o I Congresso Inteligência Artificial & Sustentabilidade (IAS). 

A Universidade do Minho promove esta sexta-feira, o I Congresso Inteligência Artificial & Sustentabilidade (IAS), para aproximar estudantes, professores e investigadores dos ensinos secundário e superior.

O evento decorre entre aas 9h30 às 17h30, nos auditórios B1 e B2 do campus de Gualtar, em Braga, e tem entrada livre.


Na iniciativa conta com a participação de 160 alunos do 9º ao 12º anos do distrito de Braga, que vão apresentar 21 comunicações, 10 posters e um vídeo, sobre inteligência artificial e sustentabilidade, havendo prémios para os melhores trabalhos no final. Entre os trabalhos que serão apresentados estão uma app ambiental, uma carpete inteligente, um assistente digital de poupança, um babywalker e um robô interativo, além de sensores marinhos e satélites detetores de incêndios. Há ainda quatro palestras de cientistas da UMinho e uma mesa redonda que junta autarcas, docentes e estudantes.


A sessão de abertura conta com o Reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, a Pró-reitora para os Projetos Científicos e Gestão da Investigação, Sandra Paiva, a Pró-reitora para a Comunicação, Teresa Ruão, e o coordenador dos Embaixadores IAS e professor da Secundária de Barcelinhos, Rui Baptista. Após o almoço, realiza-se às 14h30 uma mesa redonda com intervenções da vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, dos professores Filipe Lima (Escola Secundária Padre Benjamim Salgado), Paulo Novais (Escola de Engenharia da UMinho) e Lígia Pinto (Escola de Economia e Gestão da UMinho) e a estudante e presidente-adjunta da Associação Académica da UMinho, Joana Fraga.


Projeto pretende estimular o público-pré-universitário para a investigação científica e dar a conhecer a UMinho


O projeto IAS integra “consultores” da UMinho, ou seja, cientistas e docentes seus que têm interagido com as secundárias ao longo do ano letivo.Às 12h00, Sónia Moreira fala do uso de inteligência artificial nos tribunais e Dalila Durães explora soluções inteligentes para o bem-estar nas grandes cidades. Às 16h10 é a vez de Adriana Sampaio incidir na inteligência artificial ligada à cognição e às emoções no cérebro e de Giogio Pace detalhar a poluição dos plásticos nos rios. A sessão de entrega dos prémios e encerramento está marcada para as 17h00, com a presença do Vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira.


Esta primeira edição envolve vários estabelecimentos de ensino dos concelhos de Barcelos, Braga, Esposende, Fafe, Famalicão e Guimarães. O projeto IAS pretende dinamizar atividades entre a UMinho e as escolas, câmaras municipais e empresas do Norte de Portugal, gerando um ambiente de partilha de ideias, de experiências e de práticas, além de estimular o público-pré-universitário para a investigação científica e a oferta formativa desta academia. Cada edição vai ter um tema diferente e procurar reforçar ligações a outros parceiros.

Deixa-nos uma mensagem