ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

UMINHO
Elsa Moura

Academia 14.10.2020 09H57

Estudantes reivindicam condições nas salas para garantir ensino misto

Escrito por Elsa Moura
Devem estar devidamente equipadas para que um professor possa estar em simultâneo a dar a sua aula aos alunos da sala e aos que estão à distância por motivos de saúde.
Rui Oliveira, um dos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Minho

false / 0:00

Os representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Minho reivindicam uma adaptação equilibrada da instituição à nova realidade, nomeadamente ao ensino misto. A questão foi levantada pelo estudante Rui Oliveira, no decorrer da reunião ordinária com todos os conselheiros, esta segunda-feira.


O aluno elogiou a adaptação dos cursos na gestão dos horários face à pandemia e saudou a aposta da UMinho no ensino presencial, mas lembrou que são necessários investimentos que garantam um funcionamento equilibrado da actividade lectiva.

"Sei que não existe a capacidade desejável para que um professor possa estar a dar a aula e, ao mesmo tempo, quem está a acompanhar de casa possa fazer esse acompanhamento, e isto torna-se mais preocupante em alunos de risco ou em isolamento. Se não acompanharem a actividade lectiva vamos ter desfasamentos muito grandes e problemas graves, por isso, defendemos a capacidade de adaptação das salas para que o professor possa estar a leccionar no presencial e em simultâneo no online", explicou Rui Oliveira.


Durante a sua intervenção, Rui Oliveira abordou também as redes e equipamentos informáticos das instituições de ensino superior. O estudante apelou ao reitor da UMinho que "esclareça junto da DGES se o ensino universitário vai ter acesso a este material, via bolsa, ou se, à semelhança do ano passado, as universidades vão ser discriminadas em relação aos politécnicos".


Na mesma reunião, o representante dos estudantes voltou a criticar a falta de respostas em matéria de alojamento universitário e insistiu na importância de um apoio, via bolsa de acção social, ao transporte. "Este ano há mais gente a fazer a viagem casa-universidade, era importante um complemento das bolsas neste sentido", repetiu, desafiando o reitor da UMinho a integrar este apelo.


Os estudantes defendem também a continuidade do programa de apoio informático. Já sobre a capacidade das cantinas da UMinho em tempos de pandemia, Rui Oliveira reforçou a importância do serviço de take-away.

Deixa-nos uma mensagem