Academia 29.09.2024 18H58
Estudo da UP conclui que Portugal precisa de imigrantes
Lisboa recebe esta tarde uma manifestação contra a imigração convocada pelo partido da extrema-direita Chega.
Um estudo realizado pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto concluiu que Portugal precisa de mais imigrantes, se quiser aumentar o crescimento económico.
O documento indica que são necessários 138 mil imigrantes por ano para que o país cresça três por cento.
Os investigadores garantem que só dessa forma Portugal chegará a 2033 na metade dos países mais ricos.
Contribuições de imigrantes foram as mais altas de sempre em 2023
As contribuições dos imigrantes para a Segurança Social foram as mais altas de sempre no ano passado. Subiram 44 por cento em relação a 2022.
Os dados relativos aos primeiros seis meses deste ano revelam já uma tendência de ainda maior crescimento.
Entretanto, este domingo, a manifestação contra a imigração convocada pelo Chega, que mobilizou mais de mil pessoas, percorre a Avenida Almirante Reis, Lisboa, registando-se momentos de tensão, um deles com detenções, quando o desfile se aproximava de uma concentração pró-imigrantes.
O primeiro momento de tensão aconteceu junto à igreja dos Anjos, mais ou menos a meio da Avenida Almirante Reis, onde um grupo de cerca de 20 jovens com a cara tapada esperava pela passagem da manifestação.
A polícia presente no local imediatamente formou um cordão de segurança para impedir qualquer contacto entre os dois grupos.
Os jovens de cara tapada mantiveram-se em silêncio, à medida que a manifestação passava, enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem, insultos ou cantavam o hino nacional.
Posteriormente, entre os Anjos e o Intendente, dois jovens foram detidos pela polícia, constatou a Lusa no local.
Os dois jovens, um rapaz e uma rapariga, estariam a gritar `25 de abril sempre, fascismo nunca mais`, quando uma pessoa da manifestação contra a imigração se dirigiu aos dois e os agrediu com um soco, foi possível apurar no local.
A Policia imobilizou os dois jovens, que foram detidos.
Na passagem pela zona do Intendente, um forte dispositivo policial impediu qualquer contacto entre os manifestantes e o grupo de cidadãos que estava no largo, com faixas pró-imigração.
A manifestação organizada pelo Chega vai terminar no Rossio, onde o líder do partido, André Ventura, irá discursar.
Chega ofereceu viagens de autocarro até Lisboa
O partido da extrema direita anunciou ao longo das últimas semanas a disponibilização de autocarros gratuitos para Lisboa tendo em vista a participação na manifestação convocada contra a imigração.
c/RTP e Lusa