Academia 13.07.2024 08H35
Estudo para novo regulamento de acesso a bolsas avança em breve
Segundo o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, o estudo aprofundado terá de ficar concluído até abril de 2025.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre estima que em abril de 2025 o governo tenha acesso a um estudo profundo de ação social em todas as suas dimensões, tendo em vista a criação de um novo regulamento de atribuição de bolsas no Ensino Superior público (ES) português. O ponto de situação foi feito esta semana na comissão de educação que durou cerca de quatro horas.
Depois de reuniões com administradores de serviços de ação social e associações académicas, o ministro Fernando Alexandre sustenta que a elaboração de um novo regulamento carece de um conhecimento aprofundado da realidade existente. "Temos que ter cautela. Fomos muito rápidos. Estar fazer grandes alterações sem termos uma análise muito rigorosa" não faz sentido, na opinião do governante que indicou que o estudo que vai custar 60 mil euros "rapidamente será adjudicado".
O estudo vai ser realizado ao longo de meio ano, abrangendo a ação social "em todas as suas dimensões". Diz que depois de abril do próximo ano, o ministério poderá "redigir um novo regulamento de bolsas, com rigor, bem fundamentado e com enquadramento adequado".