ETAR de Frossos em manutenção até finais de Abril

A ETAR de Frossos está a ser alvo de intervenções de manutenção que estão a decorrer em quatro tanques do equipamento, o que está a provocar a sua sobrecarga. A empresa municipal AGERE vai distribuir, durante o fim-de- semana, um comunicado pelas habitações da zona envolventes à área da ETAR de Frossos, em Braga, onde justifica o problema.

 

Recorde-se que, esta quarta-feira, a Comissão Política da Concelhia do PAN – Pessoas-Animais-Natureza questionou o Município de Braga sobre esta problemática, uma vez que receberam “várias denúncias de maus cheiros na zona e não só”.

Em comunicado enviado às redações, esta sexta-feira, o presidente do Conselho de Administração da AGERE esclarece que os odores estão relacionados com os trabalhos que, desde março, vão permitir o reforço do sistema de arejamento da ETAR de Frossos, assim como o seu grau de resposta ao défice atual.

Pode ler-se que “estas intervenções foram planeadas para estes dois meses (março e abril) por serem estatisticamente os ideais para a sua realização”. No entanto, acrescenta, as “acentuadas amplitudes térmicas que se têm verificado, pouco usuais nesta época, contribuíram para o agravamento da propagação de mau cheiro na envolvente à ETAR”.

A intervenção, de acordo com o comunicado, estará concluída no final de abril. Entretanto, Rui Morais apela à “compreensão dos bracarenses”.

Na nota enviada às redações, a AGERE informa que o Concurso Público para o arranque da ETAR do Este já está na fase final. A empreitada irá contar com um investimento de cerca de 26 milhões de euros.

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv