ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

CMB
Liliana Oliveira

Regional 14.09.2021 11H42

Executivo aprova aquisição de mais uma parcela nas Sete Fontes

Escrito por Liliana Oliveira
Está também acertada a cedência, por parte da ARS-Norte, dos terrenos sobrantes da construção do Hospital de Braga.
Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, sobre o Parque das Sete Fontes

false / 0:00

Foi aprovada, com a abstenção do Partido Socialista, na última reunião do executivo municipal bracarense deste mandato, esta segunda-feira, a aquisição de mais uma parcela de terreno nas Sete Fontes.

Em causa está uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados, pertencente "à família Nozes". 


O executivo liderado por Ricardo Rio fez saber que está também acertada a cedência, por parte da ARS-Norte, dos terrenos sobrantes da construção do Hospital de Braga, "que, se se corporizar, como previsto, dentro de algumas semanas, fará com que o município tenha sob sua gestão direta 50% da área verde prevista para a implantação do parque", explicou o presidente da Câmara. 

Para o autarca, este "é um feito assinalável, tendo em conta que quando se partiu para este projeto o município não tinha um único metro quadrado de terreno nas Sete Fontes".


Como é público, a Câmara está em litígio judicial com outros proprietários de terrenos nas Sete Fontes, mas Ricardo Rio adianta que a autarquia "está aberta a negociações para concretizar em pleno o projeto que os bracarenses tanto anseiam". 

Ao longo do processo, lembrou, "foram adquiridas, em diálogo com proprietários privados, algumas parcelas, conseguiu-se através de acordos urbanísticos aceder a outras parcelas de terrenos e aguarda-se, agora, a cedência por parte do Ministério da Saúde".


O executivo municipal aprovou a aquisição de mais 6.014 metros quadrados, nas Sete Fontes. A compra será concretizada ao preço de 14 euros e 20 cêntimos por metro quadrado, equivalente a um investimento a rondar os 85 mil euros.


Recorde-se que, com esta aquisição, a autarquia passa a ter sob sua gestão quase 65 mil metros quadrados de área destinada ao Parque Ecomonumental das Sete Fontes, para onde estão projetados cerca de 30 hectares de parque verde público, 30 hectares de área florestal privada e 30 hectares de área urbana, com a criação de praças, edificações e vias de circulação.

Deixa-nos uma mensagem