ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

ACB
Liliana Oliveira

Regional 21.09.2020 07H30

"Existem espaços a abrir no sector da restauração em Braga"

Escrito por Liliana Oliveira
Associação Comercial de Braga revela que os novos estabelecimentos têm substítuído os que encerraram. 
Rui Marques, director-geral da ACB, faz um balanço da retoma económica em Braga

false / 0:00

O director-geral da Associação Comercial de Braga garante que apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia, há espaços de restauração a abrir na cidade. 

Rui Marques refere que o número de encerramentos "não é ainda muito significativo" e que estes têm sido substituídos por novos estabelecimentos. "A pandemia veio acelerar alguns encerramentos de lojas que não estavam a vingar, houve também lojas que em virtude das dificuldades causadas pela pandemia e porque não se conseguiram adaptar tiveram que encerrar, mas em menos número. No entanto, existem espaços a abrir, por norma a substituir os que fecharam, curiosamente no sector da restauração, embora seja também aqui que se registam mais encerramentos", revelou. 


A chegada dos emigrantes e turistas contribuiu para uma melhoria do desempenho económico em Agosto, mês em que se registou "um aumento do volume de negócios na ordem dos 10%, face ao mês de Julho, ainda que registe uma quebra de 5 a 6% comparativamente ao mesmo mês do ano passado". "Foi o melhor mês desde que vivemos a pandemia", frisou. 


Rui Marques prevê "nova retracção económica a partir de Setembro". "É preocupante, porque já não há muito por onde cortar. As empresas já equacionam despedimentos ou, por exaustão, o encerramento", justificou Rui Marques. 

Deixa-nos uma mensagem