ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Vanessa Batista

Academia 06.01.2020 19H20

"Factory of the Future". O projecto que formaliza 3ª fase da parceria Bosch/UMinho

Escrito por Vanessa Batista
"Factory of the Future" engloba mais de 20 projectos de invoção e desenvolvimento, entre a UMinho e a Bosch Car Multimédia, para os próximos três anos. Um investimento de 26,3 milhões de euros.
Declarações à Universitária do coordenador do consórcio, António Pontes.

false / 0:00

Está finalmente "desbloqueada" a terceira fase da parceria entre a Universidade do Minho e a Bosch Car Multimédia. Recorde-se que, esta segunda-feira, foi publicado um despacho em Diário da República que permite a assinatura do contrato entre as duas entidades. O despacho foi assinado pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.


À RUM o responsável pela coordenação da parceria, o professor António Pontes, explicou que o projecto "Factory of the Future", em português Fábrica do Futuro, decorre no âmbito da terceira fase do consórcio. Um projecto que terá a duração máxima de três anos e tem como missão o desenvolvimento de, aproximadamente, 20 projectos de investigação e desenvolvimento que representam um investimento na ordem dos 26,3 milhões de euros.


António Pontes adianta que a equipa terá de desenvolver "tecnologias e processos para adaptar à fábrica da Bosch". Nomeadamente "um sistema de montagem mais automatizado para mudar linhas inteiras de produção. A ideia passa por conseguir montar e desmontar essas linhas, por vezes complexas, em apenas seis minutos". Outra das missões passa pela "informatização de todo o processo nos novos sistemas de fabrico".


O “Factory of the Future” arrancou em meados de Junho de 2018. O projecto deverá criar, na Bosch Car Multimédia, aproximadamente 31 novos quadros com qualificação superior ao nível VI. Já na academia minhota, segundo o responsável, podem ser contratados até 60 novos bolseiros de investigação.  


Para António Pontes este novo programa vem, assim, demonstrar que o Minho é uma região inovadora. Para além disso o coordenador acredita que devido ao maior número de contratações mais pessoas vão escolher a região para habitar. 


Recorde-se que  a parceria entre a Bosch e a UMinho nasceu em 2013. O "Factory of the Future" enquadra-se no regime contratual de investimento regulado pelo Decreto-Lei n.º 191/2014, de 31 de Dezembro, e nos termos previstos na alínea a) do n.º 1 do artigo 62.º do referido Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização por se tratar de um projecto de grande dimensão cujo custo total elegível é igual ou superior a 10 milhões de euros e se revelar de especial interesse para a economia nacional pelo seu efeito estruturante para o desenvolvimento, diversificação e internacionalização da economia portuguesa, e ou sectores de actividade, regiões e áreas consideradas estratégicas.

Deixa-nos uma mensagem