ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

null
Liliana Oliveira

Regional 27.05.2022 10H33

Falta de mão de obra preocupa o novo líder da AEB

Escrito por Liliana Oliveira
Daniel Vilaça, empossado ontem, dia do 159.º aniversário da Associção Empresarial de Braga, pediu apoio ao Governo, para potenciar o setor empresarial.
Declarações de Daniel Vilaça e Ricardo Rio 

false / 0:00

Dezasseis anos depois de ingressar na então Associação Comercial de Braga, Daniel Vilaça, que já integrava a direção, liderada por Domingos Macedo Barbosa, tomou posse, esta quinta-feira, como presidente da Associação Empresarial de Braga. O dia foi duplamente especial, uma vez que a AEB assinalou ontem o seu 159.º aniversário.

O novo presidente da Associação Empresarial de Braga considera que o processo de descentralização pode ser decisivo para o setor.


Nas primeiras palavras como líder da AEB, Daniel Vilaça pediu apoio ao Estado central e destacou a importância que algumas obras previstas para a região podem ter para a área empresarial, “tais como a obra do Nó de Infias, em Braga, a melhoria das ligações no quadrilátero urbano com linhas dedicadas e a ligação ferroviária de alta velocidade entre Braga, Vigo e Corunha”.

A falta de mão de obra é uma das principais preocupações de Daniel Vilaça, considerando que esta é um entrave “ao crescimento das empresas”. Para isso, o novo líder sugere a revisão “das medidas de apoio às migrações para atrair mão de obra e talento”.


“Precisamos de afetar mais recursos financeiros às empresas no âmbito dos programas comunitários de apoio e reforçar as medidas de estímulo à capitalização e financiamento das empresas. Precisamos de facilitar o investimento das empresas internacionais”, alertou ainda.


Ricardo Rio quer mais mulheres na direção da AEB


Com apenas duas mulheres na equipa, Sara Silva e Silvina Alves, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, deixou o reparo: “espero que possamos ter órgãos sociais mais equilibrados do ponto de vista género, no futuro”. No entanto, este é já um progresso uma vez que na direção anterior os cargos eram todos ocupados por homens. Desta vez, as duas mulheres ocupam cargos na direção, ainda que sejam vice-presidentes suplentes. Sendo que em 18 postos, há apenas duas pessoas do sexo feminino.


Ainda assim, o autarca considera que esta nova direção é “uma lufada de ar fresco geracional”. Ricardo Rio aponta ao trabalho conjunto para que a AEB continue a ser “uma associação promotora do desenvolvimento económico do concelho”.


O aniversário nº159 da Associação Empresarial de Braga assinalou-se um dia antes da celebração do primeiro ano de vida da Associação Empresarial do Minho, que acontece esta sexta-feira.

Aproveitando essa coincidência, Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, apelou às duas entidades que “trabalhem em conjunto e desenvolvam uma política de colaboração”. 



c/Tiago Barquinha Gonçalves

Deixa-nos uma mensagem