ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fotografia: Fraglíder/João Ferreira
Tiago Barquinha

Desporto 24.05.2023 17H00

Famalicão Extreme Gaming. O evento que nasceu na sala de aula e atingiu dimensão nacional

Escrito por Tiago Barquinha
Pela primeira vez, a iniciativa vai contar com um espaço exterior.
As declarações de Luís Gonçalves e Mariana Machado, organizadores do evento.

false / 0:00

Quatro anos depois, o Famalicão Extreme Gaming está de volta ao registo presencial e num novo espaço. O festival de videojogos e tecnologia acontece entre quinta-feira e sábado, na Zona Industrial de Lagoa.


As competições profissionais de e-Sports são o principal chamariz, com destaque para a CS:GO Cup, cujos prémios totalizam 2.500 euros, além de torneios de Valorant e FIFA. Fora da dimensão mais competitiva, existem outras vertentes, como áreas free to play, retrogaming, cosplay e um espaço educativo. MoveMind, Possessivo, Shikai, Marvin e Cesarvsc são alguns dos nomes do streaming/tiktok nacional que vão participar.


Em declarações à RUM, Luís Gonçalves, um dos organizadores do Famalicão Extreme Gaming, fala de um evento para “toda a família”, por um lado, e também para pessoas se conhecerem presencialmente. “Às vezes, por jogarem online ou por seguirem o mesmo streamer, já se conhecem há anos, mas nunca se viram na vida. E esta é uma boa oportunidade para isso acontecer”, salienta.


Nas três edições anteriores - somaram-se iniciativas online no confinamento causado pela pandemia -, a iniciativa realizou-se no Lago Discount, em Ribeirão, mudando-se, este ano, para a Zona Industrial de Lagoa. Mariana Machado, que também faz parte da organização, explica que a alteração se deve à “indisponibilidade” do local anteriormente usado.


Apesar de a dimensão ser “muito semelhante”, 4.600 metros quadrados, o espaço será “melhor aproveitado”. “Tudo o que é gaming implica quatro paredes”, mas, como o evento ultrapassa essa caraterística, enaltece, haverá uma zona exterior. Com o apoio do INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, sediado em Vila Nova de Famalicão, os três dias do evento contam com espetáculos e worshops de arte circense, além da presença de dj’s.


A ideia de organizar o Famalicão Extreme Gaming nasceu numa sala de aula da Didáxis de Riba d’Ave, como conta Mariana Machado, que foi professora de Luís Gonçalves: “Eu nunca joguei. Era professora na área da informática e lidava com estes jovens que só queriam jogar nas minhas aulas. A paixão deles fez-me ganhar gosto pelos e-sports. Um dia, em jeito de brincadeira, disse: «Vamos fazer um evento de ganhar». E fizemos mesmo”.



RUM participa no Famalicão Extreme Gaming


Na abertura da quarta edição presencial do evento, a RUM vai realizar uma emissão especial. A partir da Zona Industrial de Lagoa, das 11h às 12h, a Universitária estará à conversa com personalidades, incluindo influenciadores digitais, ligados a esta área.

Deixa-nos uma mensagem