ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Liliana Oliveira

Regional 19.03.2025 14H42

Famalicão lança Observatório com milhares de dados disponíveis sobre o concelho

Escrito por Liliana Oliveira
Dados sobre trânsito, educação ou saúde estão agora disponíveis online. 
Declarações de Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão

false / 0:00

Esta quarta-feira, entre as 08h00, 6324 veículos e 3378 peões passaram na Avenida do Brasil. Ao longo do dia, já se contabiliza a circulação de 37 446 veículos naquela via. Em 2023, quase três mil famalicenses não têm médico de família atribuído e no concelho existem 380 médicos. Em 2024, foram realizados no concelho 1 080 partos e atendidas 9 675 pessoas na urgência.


Estes são apenas alguns dos dados que agora estão à distância de um clique. A Câmara Municipal apresentou recentemente o Observatório de Famalicão, uma plataforma desenvolvida no âmbito do projeto B-Smart, que compila milhares de dados sobre o concelho. “Dá-nos acesso a dados e informações que nos permitem melhorar a eficiência e apoiar o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas e ajustadas, promovendo a transparência e a implementação das medidas e políticas para que as pessoas beneficiem mais rapidamente daquilo que fazemos”, disse o presidente Mário Passos.


Este instrumento permite que cidadãos, associações e empresas utilizem os dados para suporte às suas atividades, com informação sistematizada sobre diferentes áreas e em diferentes perspetivas.

Os dados disponibilizados, reconheceu o autarca, são um suporte à tomada de decisão da ação governativa municipal.


Na apresentação deste instrumento esteve o secretário de Estado da Modernização Administrativa e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva, que o considerou um exemplo. “É um passo muito importante e promissor no âmbito da administração e da digitalização” que vai de encontro à Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes, que visa “transformar dados em ação, facilitando a vida das pessoas e das empresas através dos dados, numa gestão eficiente e sustentável do território”, acrescentou.


Governança, Mobilidade, Economia, Pessoas e Ambiente são apenas algumas das áreas que podem agora ser consultadas ao pormenor. A plataforma pode ser consultada na aplicação Famalicão Your Place ou através do portal https://b-smart.famalicao.pt/. 

Deixa-nos uma mensagem