Regional 01.10.2024 12H34
Famalicão organiza Jornadas da Cidade Amiga da Pessoa Idosa
Para além das jornadas, o município vai realizar várias atividades para os idosos entre esta terça-feira e domingo.
O Município de Famalicão promove, esta sexta-feira, a 1.ª edição das Jornadas da Cidade Amiga da Pessoa Idosa, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, a partir das 9h30.
A abertura do evento está a cargo do presidente da autarquia, Mário Passos. Participam ainda nesta iniciativa o vereador da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, e a psicóloga e professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carla Faria.
Antes do período de debate, marcado para as 11h30, vão ser apresentados os projetos municipais 'Mais e Melhores Anos' e 'Rede de Academias Seniores'.
O município famalicense passou, recentemente, a integrar a Rede Global da Organização Mundial de Saúde de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas. Em entrevista à RUM, o adjunto da Divisão da Solidariedade Social, Família e Seniores, Ademar Carvalho, frisa que os seniores têm ainda muito a dar à sociedade, logo precisam também de "mais atividades".
Durante o fim de semana, vai decorrer o 'Vai à Vila' - um mercado urbano sobre envelhecimento ativo e sustentável que poderá ser visitado na Praça D. Maria II. "Teremos as treze academias com as suas barraquinhas. E teremos também, nesse dia, uma tertúlia do presidente com alguns idosos", conta.
Ademar Carvalho admite que ainda há muito a fazer pelos idosos na cidade e define esse trabalho como “infindável”. O responsável destaca a necessidade de "uma rede de transportes mais acessível", cuidados primários de saúde", assim como propostas nas áreas culturais e digitais. Contudo, adverte que este não pode ser um trabalho apenas dependente do município, mas também do "poder central".