ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

Fonte: Câmara de Guimarães
Tiago Barquinha

Cultura 08.06.2022 15H25

Feira Afonsina regressa três anos depois; Sessão do 24 de Junho aberta à comunidade

Escrito por Tiago Barquinha
Eventos enquadrados no programa do ‘Dia Um de Portugal'.

Depois do cancelamento das edições de 2020 e 2021, a Feira Afonsina está de volta ao centro da cidade. O evento, apresentado esta quarta-feira no Paço dos Duques de Bragança, realiza-se entre os dias 23 e 26 deste mês, inserido no programa do ‘Dia Um de Portugal’, em Guimarães, que conta também com as III Jornadas Históricas e as comemorações do 24 de Junho.


A Feira Afonsina regressa sob o tema ‘Do Condado ao Reino’, com algumas novidades como o ‘Acampamento Templário’ ou o ‘Quotidiano Monástico’, além do habitual ‘Quelho das Desgraças’. ‘O Burgo’, ‘Acampamento dos Petizes’, ‘O Jardim dos Infantes’ e ‘Largo do Oculto’ são outras das áreas temáticas. O certame conta ainda com momentos de recreação histórica, atividades para o público e a zona de iguarias e mercadores.


No que diz respeito à restauração, na zona designada ‘Vila de Baixo’, segundo o vereador da Cultura, “não haverá mercadores alimentares, de forma a dar primazia aos [negócios] que já se encontram no espaço, depois de dois anos difíceis”. “Gostava de deixar aqui o desafio para que não só no espaço da feira, mas em toda a cidade, o comércio e a restauração se preparem para dar resposta à procura”, lança o repto.


Considerando a Feira Afonsina “um dos principais produtos turísticos da cidade”, Paulo Lopes Silva prevê “a presença de centenas de milhares de pessoas ao longo desses dias”.


Além disso, decorrem as Jornadas Históricas, no dia 25 de junho, este ano sob o tema ‘Mesteres e Mesteirais na Idade Média’. De acordo com Isabel Fernandes, diretora do Paço dos Duques de Bragança - que acolhe a iniciativa -, do Castelo de Guimarães e Museu de Alberto Sampaio, o objetivo é “dar visibilidade às investigações que se vêm produzindo sobre a época medieval e moderna” e “facultar também aos jovens investigadores a oportunidade de apresentarem e publicarem os seus trabalhos”.


Na cerimónia de abertura será lançado o segundo número da Revista Afonsina, com o título ‘A Mulher na Idade Média’. Antero Ferreira, presidente da Sociedade Martins Sarmento, explica que a publicação vai centrar-se no “período da idade média e da idade moderna da história de Portugal”.



Guimarães organiza sessão solene "para todos"


Outro dos destaques do programa do ‘Dia Um de Portugal’, em Guimarães, é as comemorações do 24 de Junho. O grande destaque vai para a abertura ao público da sessão solene, marcada para as 18h30, no Campo de S. Mamede. Paulo Lopes Silva explica que a ideia passa por transformar o evento “não apenas numa sessão solene da cidade, mas numa sessão participada por todos”.


“Associamos, através das Jornadas Históricas, conhecimento rigoroso, científico e histórico para consolidar esta ideia fundamental da data fundadora da nossa nacionalidade e com isso fazer permanecer e aprofundar esse sentido de pertença de todos, com iniciativas para o grande público, para que que não seja só um feriado dos vimaranenses, mas de Portugal”, refere, em alusão à vontade da autarquia de alargar o âmbito de feriado municipal a nacional.



Deixa-nos uma mensagem