ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 04.05.2021 13H11

Abel Ferrara e Fellini na programação deste mês do Cineclube de Joane

Escrito por Pedro Magalhães
Sempre às 19h00 de quinta-feira, o cineclube apresenta os filme "A Camareira", "Fellini 8 1/2", "Patrick" e"Siberia".
Declarações à RUM do programador do Cineclube de Joane, Vítor Ribeiro

false / 0:00

A programação de maio do cineclube de Joane foi apresentada e é um cruzamento entre obras históricas, produção contemporânea e cinema português.


Sempre às 19h00 de quinta-feira, o cineclube que promove as sessões na Casa das Artes de Famalicão apresenta, no dia 6, o filme "A Camareira", de Lila Avilés, no dia 13, "Fellini 8 1/2", de Federico Fellini, no dia 20, "Patrick", de Gonçalo Waddington, e, no dia 27, "Siberia", de Abel Ferrara.


À RUM, o programador do cineclube famalicense, Vítor Ribeiro, destaca que o primeiro filme a ser exibido, "A Camareira", é a primeira obra da mexicana Lila Avilés e foi "um dos filmes que marcou o panorama dos festivais do ano passado", destacando que "o cinema latino-americano continua a ser um dos mais surpreendentes do cinema atual".


Sobre "Fellini 8 1/2", Vítor Ribeiro lembra que "é uma das obras máximas e incontornáveis" de Federico Fellini e "à qual se deve sempre voltar", onde o italiano "faz uma espécie de catarse da sua obra e da sua pessoa".


Em relação a "Patrick", de Gonçalo Waddington, o programador recorda que a longa-metragem é de "um ator português multifacetado que aqui surge como realizador com um filme que parte de uma história verídica", assinalando a receção positiva da obra no Festival de San Sebastián, em 2019.


A programação deste mês encerra com a exibição de "Siberia", filme mais recente do norte-americano Abel Ferrara e que se junta à obra do realizador já mostrada, quase na íntegra, pelo cineclube famalicense. Vítor Ribeiro assinala que o filme, que esteve em competição no Festival de Berlim, "tem, mais uma vez, uma forte marca autoral" do cineasta, acentuando a parceria entre o realizador e o ator Willem Dafoe.



Regresso dos filmes é também o "reencontro de pessoas"

Vítor Ribeiro esteve impedido de programar entre janeiro e meados de abril, sendo que só agora, em maio, é-lhe permitido elaborar um cartaz mensal.


O responsável admite que o regresso dos filmes à Casa das Artes é também "o poder regressar ao convívio e à conversa com os espectadores", lamentando, contudo, que o horário das 19h00 seja "impeditivo para uma boa parte" das pessoas.


A entrada para as sessões do cineclube de Joane é gratuita para quem é associado - a quota custa 3,5 euros por mês - e de 4 euros para o público em geral, que, caso queira, tem direito à inscrição automática como sócio.

Deixa-nos uma mensagem