ºC, Braga
Braga

Max º Min º

Guimarães

Max º Min º

DR
Pedro Magalhães

Cultura 14.01.2021 18H11

GUIdance, festival de dança de Guimarães, não vai acontecer este ano

Escrito por Pedro Magalhães
Em causa, o eventual prolongamento do estado de emergência depois do dia 30 de janeiro. O festival ia acontecer entre os dias 4 e 13 de fevereiro.
Fátima Alçada diz que espetáculos do festival vão acontecer depois, de forma separada, ao longo do ano.

false / 0:00

O GUIdance, Festival Internacional de Dança Contemporânea, não vai acontecer este ano, adiantou esta tarde à RUM Fátima Alçada, diretora artística d'A Oficina, organismo responsável pelo evento.


A 11ª edição do evento estava prevista decorrer entre os dias 4 e 13 de fevereiro, ou seja, já fora da aplicação das medidas de restrição do novo estado de emergência, em vigor até dia 30 de janeiro. 


Ainda assim, perante a hipótese de as medidas se prolongarem por pelo menos mais duas semanas, Fátima Alçada diz que "não há condições, neste momento, para reagir tão cima da hora a uma possível alteração", lembrando que o festival "requer meses de preparação".


O GUIdance tinha previstos 10 espectáculos, a maioria em estreia, com a dupla de coreógrafos Sofia Dias e Vítor Roriz em destaque. A ideia agora, revela Fátima Alçada, é que os espetáculos aconteçam separadamente ao longo do ano.


"Estamos a contactar todas as companhias para tentar o reagendamento de todos os espetáculos em datas posteriores. A ideia é que os espetáculos possam acontecer mas sem aquele formato de festival, concentrado no tempo", explica.

Deixa-nos uma mensagem