Cultura 29.10.2024 15H33
Festival Utopia conta com investimento global superior a 300 mil euros
Ao longo de 10 dias, o Utopia vai contar com mais de 100 atividades que terão lugar em diversos locais da cidade de Braga.
O Festival Utopia, em Braga, vai contar com um investimento global “entre os 300 e os 320 mil euros”, com o envolvimento de cerca de 40 parceiros e patrocinadores. O financiador principal é a Câmara Municipal de Braga, que destina 130 mil euros para a realização do evento pelo segundo ano consecutivo.
A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo diretor-geral da The Book Company, Paulo Ferreira, na conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano do festival literário.
"É um festival que vive de uma postura que não está totalmente ancorada num único financiamento público. São cerca de 40 parceiros que contribuem para um orçamento que ronda os 300 a 320 mil euros total", diz Paulo Ferreira.
Não só de apoio financeiro vive o festival, sendo também necessário um reforço ao nível de meios, uma vez que "existem muitas marcas que não dão dinheiro diretamente". "Ao darem meios, estão a dar, indiretamente, dinheiro", clarifica.
O presidente da autarquia, Ricardo Rio, fala numa “grande iniciativa, um festival que podia ter lugar em qualquer cidade do mundo". E é também por isso que considera que "trazer para Braga um festival como a Utopia, é dar mundo a Braga", referiu o autarca.
Ricardo Rio abordou também a internacionalização do festival, "como tinha assumido desde o início", para Espanha e , sobretudo, para a América Latina. "Eu próprio tive a oportunidade de participar na Feira do Livro de Buenos Aires, onde demos a conhecer muito o trabalho que aqui foi realizado em conjunto com os outros dois festivais, de Óbidos e de Lisboa. Obviamente que o Festival Utopia é, desde logo, uma alavanca para a concretização de outros objetivos", admitiu.
O edil concluiu com uma referência ao mote do festival: "se toda a literatura é uma utopia, aquilo que também vamos percebendo é que qualquer utopia pode ser uma realidade na cidade de Braga".
A participação no festival é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia em algumas iniciativas. No ano passado, segundo a organização, terão passado pelo evento cerca de 15 mil pessoas.
Mais informações sobre a programação, assim como indicações específicas sobre as atividades que requerem inscrição, estão disponíveis aqui.