Frederico Castro concorre à distrital do PS com “lista de continuidade e de consenso alargado”

Frederico Castro pretende ampliar as bases do PS no território. O presidente da concelhia – abandona funções depois do sufrágio do próximo fim de semana – e da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso candidata-se à Federação Distrital de Braga do PS, cujas eleições estão marcadas para 5 de novembro.
Depois de 20 anos como presidente, divididos por dois períodos, Joaquim Barreto prepara-se para deixar o cargo. Entrevistado pela RUM, o membro da comissão política distrital elogia o atual líder, que “tem dado muito ao partido”, e fala de “uma lista de continuidade”. Não querendo fazer qualquer “rotura com o passado”, enaltece, ainda assim, que procura o seu próprio “espaço”.
Frederico Castro pretende construir uma equipa de “consenso alargado”, com “abertura e amplitude que permitam dar oportunidade aos militantes de participarem neste projeto”. “É amplamente consensual e tem todas as condições para manter estas caraterísticas até ao dia das eleições”, considera.
Ainda assim, se aparecerem outras candidaturas, o antigo deputado na Assembleia da República, entre 2009 e 2011, garante disponibilidade para “discutir ideias”, com “a noção de que o que tem de prevalecer no final é o melhor para o partido e para a região”.
As autárquicas de 2025 são um dos desafios desta candidatura que se apresenta sobre o mote ‘Visão e Ambição. A nossa Federação!’. Nas últimas eleições, na Póvoa de Lanhoso, o PS, através de Frederico Castro, destronou o PSD, que estava no poder desde 2005.
O candidato à federação distrital espera que este tipo de situação se “alargue” a outros concelhos daqui a três anos. Neste momento, o PS lidera mais quatro municípios (Guimarães, Fafe, Vizela e Cabeceiras de Basto).
